Fundado em 1921, como Estação Experimental de Combustíveis e Minérios e sediado no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) festeja seu centenário no dia 28/12. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a instituição tem uma história de pioneirismo e contribuições estratégicas para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Como exemplos desta contribuição para o desenvolvimento tecnológico do País podemos citar o suporte tecnológico ao Proálcool e a consolidação de áreas como metrologia, inteligência competitiva e impressão 3D. Além disso, o INT também deu origem a outras instituições essenciais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, como a ABNT, o Inmetro e, mais recentemente, o Centro de Tecnologias do Nordeste (Cetene). O INT é também a única unidade de pesquisa do MCTI que atua como Unidade Embrapii, apoiando empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores de Tecnologia Química Industrial.
Hoje, atuando nas mesmas grandes áreas de engenharias, materiais e química, o INT agrega novas competências e técnicas, como manufatura aditiva, tecnologias digitais e inteligência artificial. No viés de serviços tecnológicos, o Instituto atua como órgão pericial independente caracterizando produtos e processos produtivos para empresas e avalia a conformidade de produtos de certificação compulsória.
Fonte: julio@libris.com.br – Assessoria de Imprensa INT