Volta ao escritório na ArcelorMittal com nova sede administrativa
Amparado em um rígido protocolo de saúde e segurança, a exemplo do que foi implantado nas usinas da produtora de aço, a volta aos escritórios na ArcelorMittal, líder em aços no Brasil e no mundo, vem acontecendo desde novembro. Inicialmente, a ocupação será reduzida, cumprindo as determinações das autoridades de saúde. A retomada se. Além de medidas de segurança como o uso obrigatório de máscara, distanciamento físico e higienização das mãos, os empregados da companhia encontraram novos workplaces em Belo Horizonte (MG) e Diadema (SP).
Os novos espaços são agora estações de trabalho compartilhadas. Um aplicativo está sendo usado para o agendamento de dias e horários nessas estações. Com os novos workplaces, os empregados vão trabalhar num modelo híbrido, com revezamento entre o home-office e o trabalho presencial, além de jornada flexível.
O projeto de reformulação foi desenvolvido a partir de pesquisa realizada em 2020 com os empregados. De acordo com o levantamento, 86% deles disseram preferir um modelo híbrido de trabalho, revezando-se em casa e no escritório. Os novos espaços, com projeto arquitetônico assinado pela Óbvio Arquitetura, foram planejados com locais especiais de reunião, treinamentos, desenvolvimento e convívio social, além da área específica para refeitórios e um Mercado Honesto (área de oferta de produtos de conveniência e comodidade, onde o empregado retira o que precisa e paga). Entre as novidades estão andar de alimentação, andar de convivência com função multiuso, sala de amamentação, bicicletário, etc.
O retorno presencial aos escritórios acontece simultaneamente à implementação definitiva do home-office para áreas administrativas em dois dias por semana. Outra iniciativa adotada foi o Short Friday (trabalhar uma hora a mais por dia na semana para sair após o almoço na sexta-feira). Foram implementados também horários flexíveis para entrada (entre 7h e 9h) e para a saída (entre 16h30 e 18h30).
Fonte: Livia Figueiredo – Assessoria de imprensa ArcelorMittal