Segundo dados divulgado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: depec-bradesco@infobradesco.com.br o mercado de trabalho registrou a criação de 115 mil vagas de trabalho formal em janeiro. Tais informações, segundo a nota foram coletadas junto ao Ministério da Economia. Este número reflete uma desaceleração  em relação às 262 mil vagas do mês anterior. Devemos lembrar que o mês anterior- dezembro- é aquele em que existiu uma maciça contratação de temporários pelo comercio.

Segundo dados do Ministério do Trabalho o Brasil gerou 2.730.597 vagas de emprego com carteira assinada em 2021. No período, foram registradas 20.699.802 contratações e 17.969.205 desligamentos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados no ultimo dia 31 de janeiro pelo Ministério do Trabalho e Previdência. “É a maior geração de emprego em um único ano”, disse o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.

Por outro lado, o Brasil vem registrando um grande crescimento na criação de novas empresas. Segundo Carlos Costa secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia.

“Só nos últimos três meses, 1 milhão e 400 mil empresas foram criadas em nosso país. Isso tudo foi um grande plano de transformação, com o empreendedor no centro de tudo que nós fazemos. O Brasil hoje é um país muito melhor para se empreender, o que nós chamamos de melhor ambiente de negócios”

Fontes:
– Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos – Bradesco
– https://www.gov.br/economia/