A parceria entre e chinesa TAIER e a brasileira TEC TOR abrirá um leque de novas ofertas em equipamentos, peças de reposição, remanufatura, tecnologia de superfície e serviços gerais de contratação para toda a cadeia siderúrgica e metalúrgica de toda a América Latina.

Marcus Frediani

Com a oferta de produtos de altíssima qualidade e diferenciais bastante convincentes, a chinesa TAIER se empenha cada vez mais no aproveitamento de oportunidades, e projeta grandes resultados de faturamento no mercado brasileiro. Para isso fechou contrato de parceria com a Tec Tor, empresa com mais de 35 anos de vida sempre pautada por uma participação intensa e bem-sucedida no mercado siderúrgico e metalúrgico do Brasil e América do Sul.

Instalada em um gigantesco parque industrial localizado na Zona Nacional de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da cidade de Maanshan, Província de Anhui, na China, no qual trabalham cerca de 1.000 funcionários, a TAIER Heavy Industry Co., Ltd é hoje um dos maiores players mundiais na área de fabricação de equipamentos metalúrgicos.

Sociedade anônima iniciada com um capital social de 449.35 milhões de yuans, a TAIER Heavy Industry Co., Ltd foi fundada em 2011 pelo Sr. Tai Zhegbiao, seu atual CEO, que hoje também ocupa o cargo de vice-presidente da China Iron and Steel Association Metallurgical Equipment Branch, da Metallurgical Equipment Branch e, ainda da Chinese Society for Metals.

Provedora especializada de soluções inteligentes para usinas siderúrgicas, e para empresas processadoras e distribuidoras de produtos metalúrgicos e metais em geral, sua atividade abrange o desenvolvimento de operações relacionadas à oferta ao mercado local e internacional de uma completa linha de equipamentos, peças de reposição, remanufatura, tecnologia de superfície e serviços gerais de contratação. Com mais de 1.700 linhas de produção de laminação, o destaque fica para juntas universais, eixos cardãs industriais, acoplamentos de engrenagens, desbobinadores e rebobinadores, mandris, compactadores de fio máquina, facas de corte de chapas e diversos outros equipamentos utilizados na atividade.

Além da fabricação, um de seus diferenciais é o acompanhamento de seus clientes desde a execução e desenvolvimento de projetos customizados, até o fornecimento de suporte na instalação e o serviço de pós-venda, por meio da oferta dos serviços de manutenção e assistência técnica. Complementarmente, seu foco de atuação abrange ainda o atendimento a empresas de engenharia, institutos de design e fabricantes dos mais diversos tipos de equipamentos.

CONTEÚDOS E DIFERENCIAIS
Atuando com subsidiárias em várias cidades chinesas e na Alemanha, a empresa tem como foco o atendimento do mercado doméstico da China – que representa 25% de seu faturamento em termos de prestação de serviços –, bem como aqueles do Sudeste Asiático, Índia, Rússia, Oriente Médio e Europa.

Com vistas a expandir seus negócios para a América do Sul, a TAIER passou a investir no Brasil no início de 2021, por meio de uma parceria de distribuição exclusiva realizada pela TEC TOR, empresa situada na cidade de Santo André/SP, com mais de 35 anos de experiência no setor de desenvolvimento de projetos no ramo de equipamentos voltados à transmissão e controle de força mecânica, dona de forte presença no mercado siderúrgico, entre outros. Por meio do acordo, os produtos serão produzidos na China e importados e distribuídos pela parceira brasileira em toda a América do Sul.

Atualmente, bastante empenhada no desenvolvimento de suas atividades no mercado verde e amarelo, a TAIER Heavy Industry Co., Ltd centra, agora, seus esforços na divulgação de seus conteúdos e diferencias para seus clientes e prospects no país. Nesse sentido, um dos grandes objetivos atuais da companhia chinesa é dar especial atenção à difusão de seus serviços de assistência técnica local, com ênfase naqueles prestados no âmbito das reformas e manutenções de equipamentos, treinamentos especializados e acompanhamento em campo de instalações e comissionamento.

REFERÊNCIAS DE PESO
Ciente de que, no Brasil, o mercado no qual atua é extremamente competitivo, muito segura de si a TAIER diz acreditar no potencial de competitividade de seus produtos por aqui, o que deve lhe proporcionar a conquista e o aproveitamento de grandes oportunidades. E o que fundamentalmente alimenta essa crença, afirma a companhia, são os enormes diferencias que eles apresentam.

E estes, realmente, não são poucos. Entre eles, a TAIER alinha a conquista do Prêmio de Patentes de Excelência da China, distinção concedida pelo governo daquele país e uma das mais importantes distinções de inovação tecnológica do planeta, e, ainda a da Certificação de Laboratório, conferida pelo Serviço de Acreditação Nacional da China por Avaliação de Conformidade (CNAS), para atestar a todos os setores da sociedade que o sistema e capacidade de tecnologia do laboratório acreditado pode satisfazer as necessidades de seus usuários.

Digno de nota no âmbito da tecnologia aplicada à produção, a empresa desenvolveu o Centro Nacional de Tecnologia Empresarial para todo o continente asiático, e também criou o maior sistema de bancada de teste estático e dinâmico de acoplamento super-resistente de toda a Ásia, também certificado pelo CNAS. Ainda nesse âmbito, com extensão para a área empresarial, tais diferenciais são validados, por exemplo, pela proposta de manutenção de investimentos anuais da ordem de 5% do faturamento da empresa em Pesquisa e Desenvolvimentos (P&D), bem como continuidade de seu processo de Gestão a Vista Digital e de Gestão e Marketing 4S, dentro do escopo da ISO 9001, que designa o grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral.

Finalmente, mas não menos importantes, outras provas incontentáveis do acerto do trabalho da TAIER são ainda a participação efetiva e contínua da empresa em ações sociais e sustentáveis, com forte missão social, materializada na observância constante da tríade das seguintes premissas angulares: os conceitos de desenvolvimento corporativo, de gerenciamento de funções e de crescimento de funcionários.

VIRANDO A CHAVE
Com perspectivas bastante promissoras à frente, e a meta declarada de se transformar na empresa-líder mundial na área de produtos para as indústrias metalúrgica e siderúrgica, a TAIER Heavy Industry Co., Ltd mantém diversos projetos em andamento, que vêm sendo desenvolvidos por diferentes times focados nesses setores em diferentes regiões do globo. E a companhia diz acreditar que o mercado brasileiro, sem dúvida alguma, será uma ponte importante para alcançar esse objetivo.

E nem a influência do famigerado “Custo Brasil” deverá se interpor a essa conquista. A postura da TAIER é bastante tranquila em relação a isso, pois sabe que a questão tributária atinge todas as empresas importadoras e não importadoras e o Brasil, assim como outros países, tem particularidades. Sim, a empresa chinesa compreende que, por aqui, os produtos sofrem interferências cambiais e tributárias que impactam diretamente no consumidor final. Porém, explica que todas essas questões estão sendo entendidas e adaptadas pela empresa às realidades das indústrias nacionais, e que os clientes, quando comparam a qualidade e a tecnologia dos produtos da TAIER àquelas dos itens da concorrência atualmente à disposição no mercado, estão enxergando grandes vantagens em virar a chave e passar a adquiri-los.

Isto posto, a meta da TAIER é de alcançar um faturamento de US$ 240 milhões, sem, contudo, definir um período específico para isso. A empresa apenas sinaliza que sua carteira de pedidos caminha de acordo com o planejado. E afirma que, à medida que houver as expansões programadas das indústrias e a recuperação do mercado nacional, a proposta é fazer ainda mais investimentos no setor por aqui. Em síntese, enfatiza que acredita na força do aço, e na força de recuperação da economia brasileira.