Agência Francesa de Desenvolvimento investirá 450 mil euros no Brasil

Em um programa de cooperação técnica com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), será beneficiária de um investimento de 450 mil euros, cerca de R$ 2,25 milhões, para estimular o financiamento sustentável visando o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU no Brasil. O memorando celebrado entre as duas instituições tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Fomento (SNF) em variadas frentes para que possam ser alcançados, por meio das instituições financeiras de desenvolvimento, os objetivos da Agenda 2030.

De acordo com a Presidente da ABDE, Jeanette Lontra, atualmente não é mais possível discutir desenvolvimento econômico e social sem colocar a sustentabilidade como eixo central dessas propostas. Além disso, Jeanette Lontra também pontuou que, neste ano, a ABDE lançou oficialmente um documento inédito, intitulado Plano ABDE 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O documento enfoca a atuação do SNF na Agenda 2030 a partir de quatro eixos norteadores: ambiental, social, econômico e institucional

A AFD vem apoiando instituições brasileiras desde 2013, disponibilizando recursos para financiar investimentos de baixo carbono e solidários e apoiando a transformação dessas instituições. O objetivo é fortalecer as instituições financeiras de desenvolvimento, que são vistos como vetores de desenvolvimento sustentável dos territórios e das economias. A AFD apoia o cumprimento dos 17 ODS até 2030, bem como das metas do Acordo de Paris.

Fonte: mayna.ruggiero@oficina.ci – ABDE