Prolata celebra 10 anos e aumento de reciclagem
Em evento realizado no dia 10 de maio, comemorativo aos 10 anos de história da Prolata, foram anunciados os resultados do primeiro trimestre de 2022. Entre janeiro e março, foram recicladas 16.013,38 toneladas latas de aço, registrando aumento de 79% em comparação ao trimestre anterior. Entre os estados que mais reciclaram, Pernambuco, Bahia e Paraná foram os três protagonistas, sendo os dois primeiros estreantes no ranking, contando com 215 pontos de recebimento distribuídos por todo o país, garantindo presença municipal 27% superior ao ano anterior.
O número de cooperativas parceiras também aumentou. Atualmente, a Prolata conta com 65 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.657 cooperados, volume que representa crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Além disso, há 36 entrepostos parceiros e o apoio de 14 fabricantes de latas de aço, 29 fabricantes de tintas, 10 fabricantes de alimentos, 30 redes de varejo e três grupos siderúrgicos, responsáveis pela revalorização e reciclagem do material.
Outro destaque durante a comemoração foi a participação da Boomera, empresa brasileira de Economia Circular e parceira da Prolata desde o início de sua história. Dois associados-fundadores, a Brasilata, empresa brasileira fabricante de embalagens de aço, e a CMP – Companhia Metalgraphica Paulista, também celebraram a história e a relevância da Prolata para o funcionamento da logística reversa e economia circular.
“Foram os associados que acreditaram em todo o processo. Inicialmente, tínhamos 15 parceiros. Hoje, além dos fabricantes de latas, também temos 29 fabricantes de tintas, 30 redes de varejo e 10 fabricantes de alimentos”, ressaltou a presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e Diretora executiva da Prolata, Thais Fagury.
Fonte: tatiane@pressaporter.com.br Assessoria de imprensa