Criada em 2017 a partir da Joint Venture entre Gerdau, Sumitomo Corporation e The Japan Steel Works (JSW), a Gerdau Summit passa a ser a primeira indústria do aço a se tornar uma Empresa B no mundo. Anunciada dia 19 pela Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço, a certificação reflete o compromisso da Gerdau junto ao programa B Movement Builders e sua meta de certificar todas as suas operações nos nove países em que está presente nas Américas até 2025. A Gerdau Summit obteve 96,6 pontos na Avaliação de Impacto B, sendo que um mínimo de 80 pontos é necessário para receber a certificação de Empresa B.
A Gerdau Summit agora se une a um movimento internacional de 5.371 empresas com propósitos que atendem aos altos padrões de responsabilidade social e ambiental e transparência da certificação como Empresa B. A certificação como Empresa B é rigorosa, dada por uma organização internacional Independente, sem fins lucrativos – o B Lab, representado no Brasil pelo Sistema B -, que consegue verificar de forma tangível e mensurável como a Gerdau Summit tem trabalhado na construção de um ambiente de negócios ainda mais sustentável, diverso e inclusivo. A certificação utiliza a ferramenta on-line e exclusiva, a Avaliação de Impacto B (BIA), que permite analisar e acompanhar a evolução da performance da empresa de acordo com os mais altos padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado. A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.
“A certificação da Gerdau Summit como Empresa B reafirma um compromisso de 121 anos da Gerdau com sua jornada de sustentabilidade e sua busca em ser parte das soluções aos desafios e dilemas da sociedade, promovendo um impacto positivo nas regiões em que está presente”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau e presidente do Conselho de Administração da Gerdau Summit.