Com o início da produção em série na Suécia das versões elétricas de seus veículos Volvo FH, FM e FMX, modelos com capacidade total de 44 toneladas, a Volvo Trucks torna-se a primeira a fabricar caminhões elétricos pesados e super pesados em escala industrial de forma regular. A Volvo Trucks está produzindo em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados, a mais ampla gama da indústria de caminhões, cobrindo uma grande variedade de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras,
A produção em série dos caminhões elétricos pesados Volvo começa agora na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e no próximo ano chega à planta de Ghent, na Bélgica. Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.
Segundo Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks, a expectativa é que até 2030 pelo menos 50% dos caminhões vendidos globalmente pela empresa deverão ser elétricos. “Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, afirma Roger Alm.
Fonte: Volvo América Latina