Graças a atuação das cooperativas Recicla Mais, Cooper Ecológica e Coopama, aliada a tecnologia blockchain – uma iniciativa da startup Reutiliza Já em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (as) – ANCAT, o Rock in Rio Brasil 2022 foi a edição mais sustentável do festival.
Até o momento, com o trabalho de cerca de 80 catadores e catadoras, 50 toneladas já estão prontas para retornar à indústria e a estimativa é prensar mais de 130 toneladas. A ação beneficiou mais de 350 pessoas. O diferencial do trabalho realizado para o Rock in Rio Brasil 2022 começa na separação dos materiais recicláveis – etapa inicial do processo que merece destaque, pois é a principal operação agregadora de valor, afirma o presidente da Associação Nacional dos Catadores – ANCAT, Roberto Rocha.
O trabalho das três cooperativas ganhou força com a implementação da tecnologia blockchain, pois além da rastreabilidade dos materiais, a plataforma auxilia as cooperativas na gestão e operação da sua produção no dia a dia.
A prestação de serviços das cooperativas no Rock in Rio Brasil 2022 promoveu protagonismo, melhor qualidade de trabalho, geração de renda, fortalecendo os princípios do ESG.
Fonte: Fernanda Borba feborbaravazzi@gmail.com – Assessoria de imprensa