Projeto Araguaia Níquel foi aprovado pelo Governo Federal

por | 28/09/2022 | Notícias


O Projeto Araguaia Níquel, da Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará –,foi aprovado como um Projeto de Minerais Estratégicos pelo Governo Federal brasileiro. Esta aprovação garantirá que o Projeto Araguaia Níquel seja tratado com prioridade pelos vários órgãos governamentais envolvidos na construção e operação da mina, por meio do apoio de um comitê interministerial.

Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024.

A escolha do Araguaia como um projeto estratégico sob a política facilitará a interação necessária entre diferentes entidades reguladoras. Para Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, “a seleção do Projeto Araguaia Níquel como um Projeto de Minerais Estratégicos demonstra ainda mais a importância global do níquel como um metal crucial para o futuro, bem como a estratégia do projeto para o Brasil.”

Fonte: Imprensa Horizonte Minerals Assessoria de imprensa