A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em parceria com escolas, associações e outras instituições, tem apoiado jovens e adultos com diversos programas de qualificação para o empreendedorismo e para primeiro emprego. E, para as crianças e adolescentes, a CSP tem promovido o acesso ao brincar, ao esporte e à educação, valorizando toda a jornada da nova geração.
Em São Gonçalo do Amarante (SGA), cerca de 500 adolescentes estão participando de um projeto que gera autoconhecimento, trabalho em equipe e exercício da cidadania: o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A ação é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ceará), com o apoio da CSP e da Prefeitura de SGA. São contemplados estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral José Maria Barros de Pinho.
Em Acende Candeia de Baixo, ao longo de um ano, a comunidade recebeu o projeto Jogando e Aprendendo, que levou aulas de futebol de campo para 30 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos. A ação foi realizada por meio do Programa Parcerias da CSP. A siderúrgica atuou como articuladora e ponte de diálogo para outras empresas apoiarem as comunidades com a aplicação de recursos em ações sociais. Foram elas a CBMM (líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio) e a Poscan (subsidiária da Posco no Canadá), com o apoio institucional da Posco (terceira maior produtora de aço do mundo).
Ao todo, quatro projetos sociais foram desenvolvidos, nas áreas de esporte, cultura, cidadania, emprego, renda e qualificação profissional. Com investimento de R$ 538.575,28, mais de 500 famílias foram beneficiadas diretamente.
Já a Associação das Famílias do Pecém (Asfap), com 33 anos de trabalhos na comunidade, tem projetos em todas as áreas: dança, capoeira, música, reforço escolar, profissionalização e outros. “A associação pertence à comunidade e é difícil até contar quantas crianças e adolescentes ela já beneficiou. Sabemos que é um trabalho infinito e relevante. De 2009 pra cá, nós tivemos uma grande parceira, que nos abraçou. Costumo chamá-la de madrinha da Asfap. É a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP)”, relatou Arandi Matos, coordenadora Executiva da Asfap.
Fonte: lucianadepaula@ad2m.com.br – CSP