Líder nos setores em que atua, e sempre em busca de atualização em todos os níveis, a catarinense Tuper honra sua longa e produtiva trajetória que já dura mais de meio século.

Marcus Frediani

Há mais de 50 anos, a Tuper segue firme na trajetória de evolução das linhas de produtos, que acompanham as tendências e atendem às mais exigentes normas nacionais e internacionais. Com essa proposta, o crescimento da empresa vem ocorrendo, ano após ano, com base em uma estratégica conjunção de fatores, tais como inovação constante, aplicação de avançados recursos tecnológicos e ampla diversificação de seu portfólio de produtos, Tudo isso, é claro, além da manutenção em seus quadros com uma equipe qualificada e multiversátil, por meio de sucessivos investimentos na formação e no aprimoramento profissional de seus colaboradores.

Nesta entrevista exclusiva concedida à revistaSiderurgia Brasil, Frank Bollmann, presidente e CEO da Tuper, fala um pouco dessa equação de sucesso e dos planos futuros da empresa.

Siderurgia Brasil: Frank, em 2021, a Tuper completou 50 anos de atividades. Como ela deu início à sua produção e como ela evoluiu até hoje?
Frank Bollmann:
Bem, a história da Tuper começou a ser contada no ano de 1971, com a fabricação de escapamentos automotivos para o mercado de reposição, até que, a partir de 1981, com a inauguração da nossa unidade Tubos, passamos a atender à demanda interna de matéria-prima para a fabricação desses itens, fabricados em aço-carbono. De lá para cá, nosso desenvolvimento foi constante, e, hoje, a empresa está consolidada como uma das maiores transformadoras de aço do Brasil, acompanhando a evolução do mercado com modernas linhas de produtos.

E como a empresa está instalada hoje em termos de estrutura e produção?
Atualmente, a Tuper está sediada em São Bento do Sul, no Planalto Norte de Santa Catarina, e conta com três unidades fabris, 21 centros de distribuição em todo o país e capacidade produtiva de 826 mil toneladas de aço por ano.

Como vocês passaram o período da COVID-19?
De modo geral, a pandemia foi um período de dificuldades para o país. E não foi diferente para a Tuper. Como tantas outras empresas, precisamos rapidamente nos adaptar ao momento de dificuldades e incertezas que assombravam a todos. Logo no início da COVID, prontamente formamos um comitê de gestão de crise para tomar medidas efetivas, e adotamos procedimentos de segurança priorizando a saúde dos colaboradores e atendendo a todos os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades públicas. Também implantamos medidas como o regime de trabalho remoto – home office –, e redução de jornada de trabalho, mantendo presencialmente somente as linhas de produção indispensáveis ao atendimento aos clientes.

Mas a empresa encolheu muito nesse período, ou achou meios próprios de superá-lo?
Em temos de desempenho da companhia, registramos reflexos pontuais em relação aos segmentos atendidos, como, por exemplo, o automotivo e a indústria, entre outros. Contudo, a recuperação se deu rapidamente, de acordo com a retomada das atividades do mercado, e graças ainda ao engajamento do time de colaboradores no sentido de respeitar as medidas e protocolos sanitários adotados pela empresa e pela sociedade, a fim de que fosse possível retornarmos ao ambiente presencial.

Sabemos que vocês atuam em vários mercados. Mas qual é a linha principal de produtos que vocês oferecem atualmente?
Sim, a Tuper possui uma ampla linha de produtos, o que nos permite atuar com consistência e representatividade em vários segmentos de mercado. Atualmente, as soluções desenvolvidas pela empresa vão desde tubos de aço-carbono compreendendo um range de 15,87mm a 339,70mm, em formatos redondos, quadrados e retangulares, galvanizados, pintados e revestidos, para aplicações industriais, estruturais e de condução, bem como telhas, perfis e sistemas de cobertura, peças e componentes automotivos e escapamentos para o mercado automotivo aftermarket.

E em termos de inovação aplicada?
A Tuper está sempre buscando oferecer soluções inovadoras. Como exemplo de destaque, podemos citar as Estacas Tubulares Tuper com Conexão Rápida, um produto que significa um verdadeiro avanço no processo de fundação da construção civil. A Tuper já possui patentes concedidas para a conexão rápida no Brasil, na China, nos EUA, no México e na Argentina, e aguarda liberação de patentes requeridas para Canadá, Índia e Europa. Outro destaque, ainda, são os tubos API direcionados para aplicação no segmento de óleo e gás, no qual, aliás, a companhia se configura como um dos maiores exportadores nacionais para o mercado norte-americano.

Sabemos também que vocês têm uma participação em mercados de praticamente todo o Brasil, Mas quais são as regiões onde seu marketshare é mais acentuado. E qual é este?
A Tuper atua em todo o Brasil, com diversas linhas de produtos. Em algumas regiões predomina, por exemplo, a linha de telhas metálicas. Em outras, a linha de tubos e, em algumas, temos predominância no fornecimento de perfis, peças automotivas, e assim por diante. Assim, o marketshare pode variar de acordo com as regiões e a predominância de consumo por linha de produto.

Você já deu algumas pistas aí atrás. Mas quais são os principais mercados que a produção de vocês atinge?
No setor automotivo, a Tuper é uma das líderes no mercado de sistemas de exaustão para veículos comerciais leves, caminhões e ônibus, como também nos segmentos de máquinas agrícolas e linha amarela, produzindo tubos especiais, peças e componentes para atender sistemistas e montadoras. Já para o agronegócio, também fornecemos sistemas de exaustão, além de tubos especiais e componentes, atendendo a toda a cadeia produtiva desse segmento. Complementarmente, a empresa fornece tubos e perfis para eixos, chassis, suportes, e estruturas para equipamentos e implementos, e fabrica tubos para equipamentos de irrigação, telhas e chapas para silos de armazenamento, estufas, insumos para setores de pecuária e avicultura, entre outros.

Nesse sentido, a vocação inicial da fabricação de escapamentos, associada àquela associada à de produção de catalisadores para aftermarket ainda prevalece?

Sem dúvida alguma. A Tuper é, hoje, o maior fabricante de escapamentos da América Latina, segmento no qual ela é líder absoluta de mercado, fabricando, há mais de 50 anos, escapamentos, catalisadores e ponteiras para modelos de automóveis nacionais e importados. Vale destacar que fomos a primeira empresa no Brasil a produzir sistemas completos de exaustão, continuamos sendo a única fabricante que atende, simultaneamente, ao mercado de reposição e às montadoras.

E como se comporta o atendimento de vocês direcionado a setores como o da civil indústria?
Para o setor da construção civil, a empresa disponibiliza uma ampla linha de produtos, tais como tubos estruturais e industriais, tubos galvanizados, tubos de condução (pretos, galvanizados, com grooved e pintados), além de estacas tubulares com conexão rápida, escoras metálicas, lambris, sistemas de cobertura metálicas, eletrodutos galvanizados, tubos para andaimes e andaimes, lajes mistas nervuradas, soluções em EPS, perfis estruturais e slitters. E o mesmo acontece com nossa oferta para o setor industrial, para o qual fornecemos também uma ampla linha de produtos direcionados aos seus mais diversos setores, entre itens como tubos de condução, mix de produtos direcionados ao mercado automotivo, peças e componentes automotivos, além de insumos para os segmentos agrícola, rodoviário, ferroviário, mineração, sucroenergético, máquinas e equipamentos e bens de consumo, entre outros.

E como se compõe o portfólio da Tuper para o setor de óleo e gás?
Para ele, produzimos tubos em aço-carbono soldados no processo High Frequency Induction Welding (HFIW) utilizados nessa indústria, em diversas aplicações de condução com tubos API 5L e, também, na produção e exploração (OCTG) com tubos API 5CT.

Além do mercado doméstico, a Tuper também mantém operações de exportação? Em caso positivo, quais são os principais mercados internacionais atendidos por ela?
Sim, hoje atuamos bastante no mercado externo. Os principais mercados internacionais atendidos pela Tuper atualmente são o dos Estados Unidos, a partir do fornecimento de tubos API destinados ao setor de óleo e gás, e o latino-americano, com itens como tubos estruturais, industriais e de condução pretos e galvanizados para diversas aplicações.

Em termos de qualificação, qual o nível de adequação tecnológica e de produtividade do parque industrial da empresa atualmente? E em que vocês estão investindo para aperfeiçoá-lo em face às novas demandas do mercado?
Bem, a Tuper opera de acordo com os padrões mais modernos de tecnologia aplicados ao segmento de transformação do aço. Assim, estamos realizando investimentos direcionados ao aumento da nossa capacidade instalada na unidade Tuper Automotive-Peças, que atua na fabricação de tubos especiais, peças e componentes automotivos, hoje em dia, todos os nossos equipamentos estão produzindo em sua capacidade plena, em três turnos de trabalho. As novas aquisições são de equipamentos de última geração, para ampliar a capacidade produtiva dessa unidade. Em paralelo, estamos realizando investimentos em nossa unidade Tubos, sendo que, nela, a maior parte dos implementos tecnológicos adquiridos serão aplicados no controle e aprimoramento de processos produtivos. Em resumo, estamos evoluindo a cada dia.

E quais são os planos futuros da empresa?
Ao longo da mais de cinco décadas da história da Tuper, sempre priorizamos os investimentos em tecnologia, inovação e no desenvolvimento da equipe. E isso porque a busca constante de meios para oferecer soluções e novos produtos, de acordo com a evolução do mercado, sempre fez parte de nossa cultura.

Por fim, qual o crescimento projetado pela Tuper para 2022 e 2023?
Com mais de 2.200 colaboradores, a Tuper deve fechar o ano de 2022 com um faturamento da ordem de R$ 3,2 bilhões, impulsionado por nosso volume de vendas em toneladas, cerca de 6,5% superior ao ano de 2021. E as expectativas para 2023 são bastante positivas.