Pesquisa da Amcham mostra os principais desafios para os negócios em 2023
Segundo pesquisa inédita da Amcham Brasil, realizada com 465 empresários de todo o País, o crescimento da economia brasileira (67%) e a estabilidade política e democrática (56%) são os principais desafios para os negócios em 2023. A pesquisa foi respondida majoritariamente por líderes C-level de empresas de grande e médio porte. Outros fatores também citados pelos executivos como fonte de preocupação para este ano foram segurança jurídica e regulatória (34%), disponibilidade e custo de mão de obra (28%) e incertezas sobre o cenário internacional (24%).
Quanto a reforma tributária, 68% dos executivos acham que é a principal medida a ser priorizada pelo novo governo para impulsionar a economia. Também segundo os participantes, na busca pelo crescimento econômico, o governo deveria enfatizar o equilíbrio fiscal (51%), segurança jurídica e redução de burocracia (39%), fortalecimento da estabilidade política e democrática (36%) e uma política industrial eficiente e moderna (29%). A Amcham consultou, ainda, se os empresários observam uma relação direta entre estabilidade democrática e desenvolvimento econômico do Brasil. Para a maioria (78%), a avaliação é que existe uma correlação alta entre os temas.
A pesquisa “Plano de Voo: Perspectivas e Análises 2023” da Amcham Brasil ouviu, de 19 de janeiro a 3 de fevereiro, importantes líderes empresariais sobre as suas expectativas para o ano corrente. Os dados, que foram divulgados no encontro realizado pela entidade, na sede da Bolsa de Valores do Brasil (B3), no dia 13 de fevereiro, estão disponíveis na integra no endereço: https://conteudo.amcham.com.br/planodevoo2023
Fonte: Assessoria Amcham