Buscando promover o crescimento contínuo de mulheres na organização e proporcionar a oportunidade de ocuparem posições de liderança, a Volkswagen Caminhões e Ônibus estabeleceu ações sólidas, como programas de desenvolvimento, retenção e atratividade de talentos. A empresa também avançou com a promoção da sua primeira vice-presidente, Livia Simões, que é também a mais jovem integrante do Board da VWCO.
Atualmente a Volkswagen Caminhões e Ônibus conta com 28,3% de presença feminina no seu quadro de colaboradores e aumentou em 6% o número de executivas na montadora, em relação a 2018. O objetivo da marca é que esse número chegue a 30% até 2029. E para atrair e reter talentos femininos, além de apoiar as mulheres no seu plano de carreira, várias ações de desenvolvimento e benefícios foram ampliadas.
Como por exemplo, as ações do Grupo de Afinidade Generosidade, promovendo troca de experiências, treinamento e mentoria com o objetivo de inspirar as colaboradoras da empresa a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais. Em adição, ações de RH como extensão de home-office para as recém-mães, após seu período de licença maternidade, aumento e simplificação do auxílio-creche e a criação do programa Bebê em Foco, com o objetivo de oferecer todo suporte necessário para os envolvidos na gravidez da colaboradora ou do futuro pai da VWCO.
“Ainda temos um longo caminho para percorrer, mas já estamos colhendo importantes frutos de nossas ações e investimentos. A VWCO acredita em um ambiente mais diverso, impactando positivamente nos nossos resultados. Abrimos as portas para talentos femininos, que até então não viam o setor automotivo como uma opção interessante no mercado de trabalho. Espero ser um espelho para outras mulheres que também desejam ocupar cargos de liderança”, comenta Livia Simões, vice-presidente de Recursos Humanos da VWCO.
Fonte: Volkswagen Caminhões e Ônibus