Depois de apresentar um crescimento muito consistente no mês de janeiro, os números de fevereiro já demonstraram uma certa retração no setor de distribuição e processamento de aços planos.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço – Inda, no mês de fevereiro o setor apresentou uma retração nas vendas de 5,4% quando comparadas com janeiro, com um montante de 294,5 mil toneladas contra 311,2 mil toneladas registradas naquele mês. Em comparação com fevereiro do ano passado, a queda foi de 2,1%, uma vez que haviam sido vendidas 300,1 mil toneladas.

As compras junto às usinas produtoras foram 12,8% menores perante janeiro com um volume de 279 mil toneladas contra 319,8 mil daquele mês. Também houve queda se considerarmos o mês de fevereiro do ano passado, quando foram adquiridas 293,8 mil toneladas. Neste caso a queda foi de 5,1%.

Os estoques se mantiveram equilibrados, pois mesmo com a queda de 1,9 em relação a janeiro, o montante de 810,2 mil toneladas garante um giro de estoque de 2,8 meses de venda que é um número considerado bom pelos próprios empresários do setor.

As importações ou internações de aços planos em janeiro foram de 154,2 mil toneladas com uma queda de 13% sobre o mês de janeiro (117,2 mil) e em relação a fevereiro do ano passado houve uma ligeira alta de 1,8% pois naquele mês havia sido registrada a entrada de 151,5 mil toneladas.

Segundo o Instituto há uma expectativa de crescimento tanto nas vendas como nas compras para o mês de março, acima dos 10%.

Fonte: Inda.