Ao completar três décadas de atuação, a Newport Steel reforça seu compromisso com o futuro e com a satisfação de seu maior patrimônio: os clientes.
Marcus Frediani
Reconhecida como uma das referências no fornecimento de aços planos de baixo, médio, alto carbono e ligados em todo o Brasil, a Newport Steel, está completando 30 anos de atividades. A data foi comemorada com uma grande festa no dia 16 de março em um buffet no bairro da Mooca, contando com a participação de um grande número de clientes, amigos e convidados, entre eles a equipe do Portal e da revista Siderurgia Brasil.
Fundada oficialmente no dia 8 de março de 1993 por Ariovaldo Carmignani, Rubens Galhardo (já falecido), João Fortunato Marzi e Ecidir Dias Taverneiro, a empresa iniciou suas atividades produzindo lâminas para corte de pedras, desde então trazendo como missão principal a manutenção do foco no cliente.
Porém, conforme explica Ecidir, é bem mais do que isso. “Desde o início de nossas operações, a gente se preocupou em direcionar nossa contribuição no mercado sempre através dos olhos dos nossos parceiros comerciais, buscando sempre encontrar soluções customizadas para suas reais necessidades, tornando a nossa oferta de produtos a mais apropriada para cada um deles, a fim de que eles pudessem usufruir de benefícios e vantagens únicas, sempre com o melhor custo. Por isso, a gente costuma dizer que a Newport, além de colocar foco ‘no’ cliente, prioriza a manutenção do foco ‘do’ cliente. Ou seja, o nosso maior compromisso é ver e entender o que cada um deles precisa para evoluir, em cada situação particular, para atendê-los estritamente dentro dessa proposta de customização. Assim, não é de se estranhar que 86% do nosso faturamento é composto por clientes cativos e satisfeitos, porque entregamos a eles exatamente o que eles precisam em termos de soluções, porque quando eles crescem, a Newport os fideliza e, obviamente, cresce junto com eles também”, explica, com compreensível orgulho Ecidir, que hoje divide a sociedade da empresa apenas com João Marzi.
De sua formatação original, com muita competência na condução dos negócios, a Newport Steel foi evoluindo sua operação, incluindo em sua oferta de produtos soluções de siderurgia direcionadas aos mais diversos setores, com destaque para os aços especiais para tratamento térmico, corte laser e estamparias em geral. Assim, atualmente, a empresa é dona de um grande portfólio de produtos destinados à fabricação de máquinas, equipamentos, ferramentas e implementos agrícolas, construção civil, auto e moto peças, componentes para o segmento de óleo e gás, além de calços e arruelas, serras circulares e facas industriais, utilidades domésticas, molas e elementos de fixação.
Sua nova fábrica, instalada em abril de 2018 no bairro paulistano do Parque da Mooca, ocupa uma área de 7.800m², em local com logística privilegiada. Nela, são processados rolos, bobinas, chapas, tiras, e blanks de aço de baixo (SAE-1006/10), médio (SAE-1045), alto teor de carbono (SAE-1075) e ligados (Cromo Vanádio SAE-6150/58 e ao Boro (15B30 – 15B50) em dimensões variadas. Complementarmente, a unidade fabril também possui um Centro de Serviços de Aços, no qual são realizadas operações de aplanamento e corte transversal de bobinas em chapas, corte transversal em guilhotinas em tiras e blanks, bem como corte longitudinal de bobinas em rolos (slitters).
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
Inovar e sempre trazer produtos diferenciados visando ao aperfeiçoamento do trabalho de seus clientes é algo que, mais do que estar na missão, também está no DNA da Newport Steel ao longo de toda a sua trajetória. Para manter sua operação constantemente atualizada em termos de metodologia de produção, a companhia investe ininterruptamente, incorporando sempre ao seu parque industrial o que existe de mais moderno no Brasil e no mundo em termos de tecnologia de fabricação. Para ilustrar esse compromisso de evolução contínua, neste momento a empresa está concluindo a modernização de sua linha de aplanamento, o que deve acontecer até o final de maio deste ano. E, com a injeção de recursos como esses, obviamente a Newport pretende ampliar sua linha de produtos e sua capacidade produtiva.
“Hoje, funcionamos como uma empresa familiar em processo de profissionalização de gestão. Por conta disso, estamos aptos a acompanhar o crescimento do mercado, e até crescer acima da atual demanda dele. Para tal, contribui também o estreito relacionamento que mantemos com nossos fornecedores principais, a CSN e a Aperam. E, atualmente, o nosso maior desafio é fazer com que a Newport Steel continue crescendo de maneira sustentável, atingindo níveis cada vez mais superlativos de qualidade”, enfatiza Ecidir Taverneiro, destacando que, desde 2015, a companhia é certificada pela Norma ISO 9001.
CAPITAL HUMANO
Embora o mercado se encontre bastante retraído desde agosto de 2022, os sócios da Newport estão confiantes em uma recuperação gradativa dele a partir do mês de abril, sem, contudo incluir projeções de grande crescimento em relação a 2022. Nesse cenário, a crença dos empresários é de que o mercado agrícola vai continuar em ascensão, enquanto o de petróleo e gás deverá performar uma retomada como resultado da forte demanda reprimida, ocasionada pela já citada desaceleração dos negócios observada no ano passado.
Porém, entrar em novos nichos de negócios não está, pelo menos por enquanto, nos planos da empresa: “Continuaremos desenvolvendo as atividades nos mesmos nichos, apenas ampliando nossa atuação geográfica. Para tanto, estamos investindo no crescimento da equipe comercial e técnica. No momento, nosso investimento está totalmente focado na evolução deliberada dos conhecimentos e qualificação da nossa equipe”, afirma Ecidir.
E quando lhe perguntam sobre os desafios futuros, o sócio da Newport não hesita em responder: “O maior deles, sem dúvida, é dar continuidade ao processo de profissionalização da empresa, a fim de garantir a perpetuação de seus princípios e valores, mesmo após o momento de eu e o João nos afastarmos do dia a dia dela”, pontua. “Assim, queremos continuar sendo uma empresa solidária, que respeita a diversidade, e tem em seu capital humano um fator de diferenciação. Além disso, queremos que a Newport continue considerando o valor gasto com treinamentos e desenvolvimento como investimento, e não como despesa, que dê sequência ao seu processo de gestão participativa, e, sobretudo, que atue sempre com foco nos clientes, auxiliando-os a desenvolver seu mercado e a compartilhar esses resultados admiráveis”, finaliza Ecidir Taverneiro.