Modernização de linha de blanks, com a instalação da estiradora da Red Bud em centro de serviço especializado, possibilitou maior velocidade no corte de materiais de alta resistência.

Corinna Petry*

Em uma cidade com uma longa história poderia ser difícil imaginar como uma empresa relativamente iniciante viria a ter sucesso em menos de 20 anos. A cidade de Camden, em Nova Jersey, nasceu como um forte em 1626. A Camden Yards Steel Co. foi fundada 375 anos depois, quando o CEO, Mike Amato, e o presidente, Alan Kanoff, perceberam que poderiam explorar um nicho investindo seu conhecimento em produtos laminados.

“Trabalhamos anteriormente para um centro de serviço pertencente a uma família, que foi comprado pela Metals USA Inc. Depois de um tempo trabalhando lá, notamos que os distribuidores de metal cada dia ficavam maiores e que havia espaço para um centro de serviço mais exclusivo com um foco regional”, conta Amato. “Escolhemos Camden ou melhor, Camden nos escolheu, porque a cidade nos queria como uma âncora” para o desenvolvimento industrial no rio Delaware.

“Nós temos a capacidade de descarregar nossos próprios navios, bem como 20 vagões por dia”. Poder transportar aço diretamente para o armazém, a partir da ferrovia ou do porto, é uma “vantagem gigantesca”, em termos de economia de frete, diz.

Foco em laminados
Por ser um centro de serviço especializado em laminados, a Camden Yards Steel concentra-se em aço carbono laminado a quente, rolos laminados a quente (HRPO), materiais de alta resistência (de até 100.000 psi), além de produtos pré-pintados.

“Nós vendemos para fabricantes de caminhões e para fabricantes de torres de transmissão de celular de alta voltagem, vendemos para centros de serviço menores e para todos os tipos de fabricantes; um deles fabrica latas de lixo”, diz Amato. O centro de serviço também atende ao mercado de HVAC, e processa materiais galvanizados e “galvannealed” para portas, móveis e acessórios”.

O inventário comum da fábrica chega a 25.000 toneladas. A empresa embarca cerca de 175.000 toneladas de aço por ano. “Embora nossa localização seja em um porto, nós tentamos comprar a maior parte do aço no mercado nacional, mas também aproveitamos algumas ofertas do exterior”.

Recentemente, a empresa comprou uma nova niveladora estiradora da Red Bud Industries. É a modernização de uma linha niveladora Herr-Voss já existente, que processa material de até 12,7mm (1/2″) de espessura por 2.438 mm (96″) de largura.

A modernização incluiu a adição de uma niveladora estiradora de 15,24 m (50 pés) de comprimento e a substituição da guilhotina e das mesas de empilhamento, segundo a Red Bud Industries. A guilhotina de 150 toneladas conta com troca rápida de lâminas, o sistema de empilhamento tem mais de 12 metros de comprimento (40 pés), as mesas de empilhamento são capazes de suportar 30 toneladas cada, e as plataformas de elevação vertical de 1.524 mm (60″) permitem que uma bobina inteira seja posicionada em uma pilha. A modernização inclui um sistema de aspiração de poeira. A linha conta ainda com capacidade de desbobinamento de 40 toneladas e é projetada para aplicações de planicidade crítica.

“Nós processamos o mesmo volume de bobinas que antes.
São muitas toneladas por hora”
Mike Amato, Camden Yards Steel Co.

Concorrência
Amato explica que a atualização foi “necessária. As estiradoras se tornaram uma ferramenta de processamento diário. Não é possível ganhar mais dinheiro com material estirado, mas é preciso competir com outras empresas que oferecem esse serviço”.

“Foi uma ótima adição”, continua. “Processamos a mesma quantidade de bobinas que antes 33 a 35 toneladas por hora. Então, estamos satisfeitos pelo modo como a Red Bud conseguiu maximizar [a produção]”. Ele gostou, especialmente, da facilidade da rápida troca automática da lâmina da guilhotina.

“Agora, podemos voltar às mesmas toneladas por hora que processávamos antes, porque a estiradora em linha é muito importante para nós. Com certeza, você não quer aumentar o tempo. Tudo se resume a toneladas por hora.”

Amato comenta que a Camden Yards Steel não precisou contratar mais operadores para a linha modernizada.

 “Embora o desempenho seja fantástico, algumas vezes surgem problemas. A equipe de manutenção da Red Bud é muito ágil. Eles fazem a conexão ao nosso sistema, constatam o problema e retornam com a solução muito rápido. Se precisarmos de uma peça, eles têm em estoque e enviam imediatamente.

“Nós analisamos diversas estiradoras antes de comprar”, continua Amato. “Um dos fatores além do aumento da velocidade de processamento é o suporte do fabricante nas situações em que a operação para.”

Em família
“Eu e o Alan temos nossos filhos trabalhando aqui. Meu filho e minha filha, e o filho do Alan, trabalham comigo”, diz Amato. “Ser uma empresa familiar é algo de que gostamos. À medida que os concorrentes ficam maiores, também perdem em atenção aos clientes. Nós conseguimos crescer com interatividade de informações, qualidade e serviço. Isso se perde quando você fica grande demais. Nós conseguimos operar e processar com menos problemas.”

VARIEDADE DE PRODUTOS
A Camden Yards Steelprocessa laminado a quente, oleado ou decapado, aço microligado superior a Grau 50, chapas para piso e produtos revestidos nos seguintes formatos: bobinas, chapas, rolos e blanks. A espessura vai de 0,38 mm (0,015″) a 12,7 mm (0.5″), e as larguras mais comuns variam de 1.219 mm (48″) a 2.438 mm (96″). Os produtos abrangem qualidade comercial, estrutural e HSLA.

*Esta matéria foi originalmente escrita por Corinna Petry e apresentada na revista Modern Metals dos EUA na edição de novembro de 2020.

Representante no Brasil: VPE Consultoria +55 11 99986-0586 ou envie um e-mail para mader@vpeconsultoria.com.br.