A empresa Gerdau Metaldom localizada na República Dominicana, anunciou que está transformando sua matriz energética com um novo parque solar, onde serão instalados 3.336 módulos de painéis solares distribuídos nos armazéns de produtos planos e arames do Parque Industrial Duarte, que será construído pela empresa TotalEnergies no custo de US$ 1,1 milhão de dólares.
O processo de instalação terá um tempo estimado de 3 a 6 meses e a potência total do parque será de 1.499 kW, com produção média anual de 2.241.904 kWh e potencial de economia de US$ 800.000 por ano.
“Mais uma vez demonstramos o compromisso da nossa empresa com as questões de sustentabilidade, apostando na utilização de energias renováveis nos nossos processos e reduzindo a pegada ambiental dos nossos produtos. Este projeto está alinhado à estratégia empresarial de ser uma empresa referência nas questões ESG (Ambiental, Social e Governança), bem como aos planos de Geração de Energia, Sustentabilidade Energética e Redução da Pegada de Carbono”, indicou Jefferson Marko, presidente executivo da Gerdau Metaldom.
Com a entrada desse projeto, a empresa estaria conseguindo reduzir 1,4 milhão de quilos de CO2 por ano, como parte dos objetivos estabelecidos pela empresa no Roteiro de Redução da Intensidade de Emissões para os próximos 10 anos.
A obra será executada sob todas as diretrizes de segurança elétrica e segurança industrial de acordo com as normas internacionais e padrões da Gerdau Metaldom.
A Gerdau Metaldom é a principal empresa de fabricação de aços acabados da República Dominicana, com capacidade instalada de mais de um milhão de toneladas por ano.
A empresa possui uma planta de produção no Parque Industrial Duarte em Santo Domingo e também uma usina geradora no Malecón em Santo Domingo, além de centros de distribuição na Costa Rica e Porto Rico, atendendo assim os mercados dominicano e centro-americano. Caribe.