A realização da terceira edição da Expomafe em São Paulo vem reafirmar que os empresários estão na busca permanente de novidades que venham agregar maior produtividade aos seus negócios.
Segundo os organizadores da Expomafe foram mais de 57 mil visitantes no São Paulo Expo entre os dias 8 e 13 de maio para conhecer as principais tendências e lançamentos do setor metal mecânico apresentadas por mais de 900 marcas nacionais e internacionais, nos setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica, integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas, compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; equipamentos, máquinas-ferramentas; soldagem e corte; manufatura aditiva, prototipagem, além de impressoras 3D.
De acordo com Gino Paulucci Junior, presidente do Conselho de Administração da Abimaq – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, patrocinadora do evento: “É por acreditar na indústria brasileira que atuamos diariamente pela reindustrialização no Brasil, certos de que o setor é fundamental para o crescimento sustentável e continuado da economia”,
Na mesma ocasião o presidente executivo da entidade José Veloso também falou: “A 3° edição foi um retrato fiel do comprometimento da indústria brasileira com o crescimento e com a modernização”.
A realização da feira contou com os serviços de organização e montagem da Informa Markets. “Estamos felizes com o sucesso da Expomafe e sabemos da potência do setor de automação industrial, corte, conformação e das máquinas-ferramenta. O resultado e a qualificação da visitação superaram as nossas expectativas, assim como o volume de negócios sinalizados pelos expositores. É realmente muito gratificante perceber que o setor superou os efeitos da pandemia e retomou a força pela qual é conhecida a indústria brasileira”, afirma a diretora Liliane Bortoluci.
Muitas empresas aproveitaram a feira para apresentar seus novos produtos e muitos lançamentos aconteceram durante o evento.
O campo da robótica e da inteligência artificial mais uma vez foram a nota alta e muitos stands apresentaram diferentes demonstrações de como atingir melhores resultados, maior produtividade e maior eficiência com o uso destas ferramentas. É unanimidade de que a atualização e modernização do parque industrial será o caminho mais curto para que a empresa se posicione no mercado de forma competitiva. Assim sendo, a estratégia da maioria dos stands foi um contato corpo a corpo entre seus representantes diretamente com os interessados, e com muitas demonstrações práticas de como as empresas podem produzir mais, com maior qualidade e com investimentos que sejam acessíveis a seus orçamentos. Ainda segundo os organizadores foram muitos negócios fechados durante a realização da feira e iniciados novos contatos, mas não foi divulgado o montante em valores do resultado da feira.
Mas além dos stands que foram uma atração a parte, os organizadores reservaram algumas outras surpresas agradáveis aos participantes como o:
Demonstrador da Indústria 4.0, que visou apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0.
O objetivo da iniciativa foi apresentar de forma prática as possibilidades e aplicações tecnológicas que já podem ser absorvidas na indústria brasileira. O diretor de tecnologia e inovação da Abimaq, João Alfredo Delgado, disse: “Não temos, neste ano, um processo único de linha de produção, temos controles. As tecnologias são todas integradas, com protocolos de comunicação e sensores que se complementam e se integram”
Ilha da Soldagem e Corte, que era uma área dedicada à automação e ao ganho de produtividade nos processos de corte e solda. O espaço agregou quatro empresas que cobrem diferentes elos da cadeia e uma área para demonstração prática. “A ideia foi demonstrar as máquinas, suas funcionalidades, tecnologia e soluções aplicadas em uma experiência para que todos pudessem gerar mais negócios”, explicou Fábio Silva, Consultor de Negócios da Informa Markets que coordenou a organização destes participantes.
Parque de Ideias foi um local que dedicou parte das suas atrações às mulheres. O programa Mulheres na Indústria reuniu palestrantes do sexo feminino e dezenas de profissionais interessadas em destacar o assunto, além de saber mais sobre inclusão e diversidade, levantando questões fundamentais para o gênero. Uma das palestras trouxe a CEO do Portal Automotive Business e líder da Rede AB Diversidade, Paula Braga. O Automotive Business, portal especializado do trade automotivo, ganhou, em 2021, o Prêmio WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), promovido pela ONU Mulheres com o projeto AB Diversidade lançado em 2017 que prepara as mulheres para atuar no ambiente de negócios da indústria automotiva.
Na questão da sustentabilidade, o Parque de Ideias trouxe, ainda, a discussão sobre a Mobilidade, abordando como será o veículo do futuro. O engenheiro da Ford Motor Company Brasil, Gersio Len Misawa, disse que o carro do futuro (2040) contará com diferentes níveis de automação, tecnologias integradas, conectividade com o ambiente, e estará imerso na economia compartilhada.
Finalizando, ainda no Parque de Ideias, esteve presente, também, o especialista em segurança cibernética do Senai-SP, Danilo Rodrigo Oliveira, que comentou que a Indústria 4.0 tem o objetivo de aumentar a competitividade entre as empresas. Segundo ele, as empresas investem na indústria 4.0 porque querem fazer mais com menos.
O Senai-SP também marcou presença trazendo informações pertinentes à eficiência energética para as indústrias. O coordenador de relacionamento com o mercado do Instituto Senai, Ulisses Vieira de Moraes, apresentou o Balanço Energético Nacional de 2022, que aponta que o sistema de transportes é hoje o maior consumo de energia no Brasil, com uma participação de 32,5%. Logo em seguida vem a indústria, com 32,3%. A partir de 2024, segundo o coordenador, todas as empresas poderão escolher se querem adquirir energia do provedor local da sua cidade, ou se querem adquirir do mercado livre.
Por último, a Expomafe marcou também a presença de empresas de praticamente todos os continentes: além do Brasil, estiveram presentes companhias da Áustria, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Holanda, Índia, Israel, Irlanda, Japão, México, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia.
A 4a edição da Expomafe – Feira Internacional de Máquinas – Ferramenta e Automação Industrial já tem data marcada. Será entre os dias 6 a 10 de maio de 2025.
Para saber mais acesse: www.expomafe.com.br