Ciente da necessidade da redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE), muitas provenientes das obras de infraestrutura, onde está a pavimentação asfáltica, a Petrobras apresentou, em primeira mão na Paving Expo 2023, realizada entre 24 e 26 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, dois lançamentos da sua Área de Asfaltos: o CAP AP e o CAP Pro, ambos dedicados a reduzir a intensidade de carbono do setor.
Formulado para aplicações em temperaturas reduzidas (asfalto morno), o CAP Pro é um cimento asfáltico de petróleo para aplicação em menores temperaturas. Ele promete reduzir o consumo de energia/combustível durante o processo de pavimentação e também depois, ao longo da vida útil do pavimento. Em linha com a tendência (e a necessidade) de redução da temperatura durante os processos de produção asfáltica, ele foi desenvolvido para ser totalmente produzido em refinaria e posteriormente enviado direto às obras.
A outra novidade apresentada pela Petrobras na Paving Expo, o CAP AP é um cimento asfáltico de alta penetração da faixa de 70/85, e apresentado como ideal para misturas com maior índice de asfalto reciclado (RAP). “É um CAP sem aditivo, mas cuja composição química obtida por meio de ajustes nos processos de refino e na seleção de dosagem do diluente, o torna desejável para maior aplicação de RAP (asfalto reciclado)”, explicou o Ph.D em construção civil e consultor da Petrobras, Luiz Alberto Herrmann.
O CAP Pro e o CAP AP serão produzido na Revap – refinaria da Petrobras localizada em São José dos Campos (SP) e foram apresentados na Paving Expo como uma das grandes apostas da Área de Asfaltos da Petrobras para contribuir com a meta net zero carbono do setor de pavimentação até 2045.
Fonte: Canaris – Informação – Assessoria de imprensa