Atendendo o segmento de Ferro e Aço, a Mercosistem é aposta certeira na oferta de soluções completas para ajudar a gestão da cadeia siderúrgica.

Marcus Frediani

Com sede localizada em Marília, cidade do interior do estado de São Paulo, a Mercosistem Sistemas é especializada e com grande tradição no fornecimento de sistemas informatizados e consultoria para gestão empresarial há uma variada gama de segmentos – entre os quais o de Ferro e Aço – primando pela oferta de alta qualidade e sempre atualizada com soluções perfeitamente adequadas aos modelos de negócios de seus clientes de todo o Brasil.

Para conhecer melhor a amplitude de sua linha de produtos e serviços, revista Siderurgia Brasil foi conversar com José Luis Leite, que, ao lado do sócio Marco Rodrigues Batista, fundou a Mercosistem há mais de 20 anos. E desse bate-papo agradável, surgiu esta entrevista exclusiva. Confira!

José Luis e Marco Rodrigues

Siderurgia Brasil: A tecnologia está cada vez mais presente na realidade das empresas. Que tipos de serviços e sistemas vocês fornecem aos seus clientes?
José Luis Leite:
Atuando desde 2001, a Mercosistem desenvolveu um Sistema de Gestão Empresarial em Enterprise Resource Planning (ERP) próprio, além de aplicativos voltados à gestão e controle do comercio varejista, atacadista, distribuidores, prestadores de serviços e indústrias, e se especializou em empresas do segmento de Ferro e Aço, tanto para a indústria metal mecânica quanto para distribuidores, cobrindo toda a cadeia de compra, venda, de produção, estoques, financeiro, e ainda, especificamente, as necessidades e particularidades dos distribuidores de ferro e aço, com sistemas dedicados para venda, produção e entrega logística, além daqueles para corte e dobra de telhas, bobinas, ferro armado e corte e dobra de chapas, com desenhos e medidas e conversores de medida de KG, para peças, metros quadrados e lineares, entre outros.

Quais são os perfis de seus clientes nesse último segmento?
A maioria de nossos clientes no setor de ferro e aço são industrias fabricantes de tubos – como a Açofergo –, revendas e distribuidores de tubos, chapas, vergalhões, ferros para construção, acessórios, ferramentas, empresas de conformação de telhas, de corte e dobra de chamas e de bobinas de aço, além de empresas especializadas no corte e dobra de ferro armado.

E quais são os principais diferenciais das soluções que a Mercosistem oferece a eles, em relação àquelas oferecidas pela concorrência?
A grande diferença advém exatamente da nossa especialização desde 2001, pois vimos evoluindo juntamente com a maioria de nossos clientes de todo o Brasil, tanto no que diz respeito à tecnologia, quanto no que tange às exigências legais operacionais e às regras de negócios. Hoje, atendemos a grupos de empresas com várias unidades, concentrando informações operacionais e gerencias que facilitam a gestão em tempo real. Também – e como fator importantíssimo – oferecemos a eles nosso sistema, que é único, ou seja, não modular, o que facilita a implantação, a contratação e a utilização pelos clientes que atendemos, diferentemente dos nossos, concorrentes, que são modulares e que apresentam custos muito elevados. Adicionalmente, nossos aplicativos possuem DASH Board e integrações em tempo real B.I., que fornecem informações gerenciais via celular, permitindo assim aos diretores o controle total em todos os locais. Além disso, nossos consultores que atuam na implantação e suporte são especializados e experientes nas regras de negócios das empresas do segmento de Ferro e Aço. E isso tudo, sem falar da total integração do nosso ERP com o e-commerce de nossos clientes, em tempo real, que, em alguns casos, já são utilizados para a venda de acessórios.

Como funciona o serviço de acompanhamento/assistência técnica do pós-venda de vocês?
O nosso suporte aos usuários funciona em horário comercial, via WhatsApp, e-mail, telefone, online ou mesmo presencial. E, opcionalmente, dependendo da necessidade de cada empresa, também oferecemos consultores dedicados integralmente, treinados em suas regras específicas de negócios. Lembrando que, em todos os casos, o sistema é atualizado automaticamente com melhorias tecnológicas e diante de exigências legais.

Falando em termos gerais, como vocês avaliam o mercado e o estágio atual de eficiência tecnológica dos operadores do setor específico de Ferro e Aço?
Atualmente, o mercado está muito positivo em termos de crescimento e de vendas. Porém, a maioria das empresas distribuidoras de Ferro e Aço estão passando por algumas dificuldades no que diz respeito às transformações de gestão e evolução, principalmente em função dos cases de sucessão, notabilizado pela transição do estilo de gestão empírica de um único dono – que controlava tudo em um caderno ou até mesmo de cabeça – para as novas gerações, cujas informações atrasadas sobre vendas, compras, estoques e custos costumam atrapalhar sua performance diante da existência da alta concorrência entre estas e as empresas maiores e já digitalizadas. Mas vale destacar que, embora exista essa cultura familiar, no caso dos usuários dos sistemas da Mercosistem, estes já têm todas as informações e recursos necessários para realizar uma excelente gestão. Assim, nossa proposta é sempre ajudar os empresários e suas equipes no processo da mudança de comportamentos culturais, tendo como foco a velocidade e a lucratividade com o estabelecimento de processos automatizados.

Em síntese, o grande desafio é vencer esses tabus?
Exatamente. Mas a coisa, felizmente, está mudando. Antigamente, existiam tabus com relação aos Sistemas de Informação e Gestão, que se imaginava, serem de alto custo e de difícil implantação, pois existiam monopólios e falta de ofertas. No caso específico da Mercosistem, fomos para o mercado inicialmente para atender às pequenas e médias distribuidoras, que evoluíram e hoje se tornaram grandes grupos empresariais, proporcionando, assim, a evolução de todos à sua volta. E a gente acompanhou todo esse processo, e se especializou no tema, exatamente para ajudá-las a crescer.

Incluindo aí a capacitação da mão de obra para operá-los, não é mesmo?
Sem dúvida. A dificuldade que as empresas tinham – e ainda tem – na formação de mão de obra especializada para lidar com as informações sempre foi e continua sendo um fator importantíssimo. Por conta disso, nossos sistemas, sob a forma de ferramentas prontas, e desenvolvidas para atender às características de cada cliente, contribuem grandemente para a aceleração e o aperfeiçoamento da capacitação dos profissionais que as utilizam.

E no caso de um cliente novo, por exemplo, quais os principais “medos” dele vocês precisam vencer para implementar os modernos sistemas da Mercosistem?
Toda e qualquer mudança, seja ela tecnologia, seja de comportamentos e, principalmente, seja de pessoas, causa certo “medo”, pois além do receio relacionado aos custos, muitos clientes ainda vivenciaram experiências negativas do passado, sendo cobaias de pretensas “inovações” propostas por modismos de “milagreiros”, consultores e por aí vai, que prometem, cobram caro e simplesmente abandonam os projetos. E isso, infelizmente, ainda persiste. No nosso caso, após 23 anos de trabalho, e com clientes de longa data, tomamos o cuidado de desenhar todo o projeto da implantação do ERP e do APP Mercosistem, original de fábrica, sem promessas, para que os empresários consigam visualizar exatamente o passo a passo de cada mudança na estrutura administrativa e de gestão de seus negócios.

E o que vocês fazem para vencer esse receio?
Bem, é relativamente fácil. No nosso caso, com uma abordagem bastante calma e planejada – tendo em vista o conhecimento e a longa experiência desde 2001 da Mercosistem sobre as regras de negócios do setor –, primeiro sempre ouvimos e analisamos a situação e as reclamações das deficiências e sonhos atuais dos gestores e de sua equipe. A partir daí, para cada situação, criamos um Procedimento Operacional Padronizado (POP) para o treinamento e a implantação dos nossos sistemas nas empresas. Nossos consultores são altamente capacitados para apresentar soluções em todas as situações, quer sejam estas de natureza técnica, operacional, gerencial e/ou tributárias, e cuidamos ainda que cada projeto seja devidamente homologado pela Diretoria e pelas equipes das empresas antes de sua implantação. E, caso seja necessário, importamos os dados e informações dos sistemas antigos, para que os clientes possam fazer uma simulação de todas as situações, para adquirir confiança, e visualizar os benefícios.

Finalmente, o que está no “radar” do mercado e, especificamente, da Mercosistem, em termos de tendências e soluções de inovação tecnológica no curto, médio e longos prazos para a cadeia de Ferro e Aço?
Cada dia mais, tomamos conhecimento de inovações e de novas tecnologias. O ritmo da própria Indústria 4.0 propõe essa dinâmica. No caso específico do segmento de Ferro e Aço, diante de nossa especialização e relacionamento com empresas de todo o Brasil, estamos a cada dia lançando novas ferramentas em APPs para vendas, compras, produção e controles. E, complementarmente temos ainda como escopo da nossa missão a formação dos funcionários da equipe de nossos clientes, a fim de que eles se tornem agentes multiplicadores internos, em busca de níveis cada vez mais superlativos de melhoria de qualidade.

SATISFAÇÃO TOTAL COM A PARCERIA
O atendimento de qualidade e a plena satisfação de seus clientes são as maiores preocupações da Mercosistem. Confira o que alguns deles têm a dizer sobre o trabalho da empresa!

“Ao longo dos 37 anos de nossa empresa, trabalhamos com vários sistemas, e o da Mercosistem foi aquele que mais se encaixou ao nosso modelo de negócio. Operamos tanto com a indústria quanto com o varejo, e, neste último, em especial, as soluções da empresa para apoio de vendas são ágeis e práticas. E foi por isso que optamos pela Mercosistem, e estamos muito satisfeitos!” – Moacyr Wayner Sé Amadeu – Proprietário da FerroWam Produtos Siderúrgicos – São José do Rio Preto/SP

“Começamos a trabalhar com a Mercosistem no começo de 2023, e ainda estamos em fase de ajustes. Mas é interessante o comprometimento que eles têm conosco, com a equipe da empresa sempre dando aquela força para a gente, por meio de uma pessoa no Suporte direcionada exclusivamente para o nosso atendimento. Trata-se de um ERP muito bom, e realmente focado em nosso ramo de atuação.” – Leonardo Lucas Peracini Pereira – Sócio-proprietário da Sumaraço Comércio de Ferro e Aço – Sumaré/SP

“Temos como foco de nosso trabalho, o atendimento aos clientes em tempo real. E demorávamos muito para buscar informações em bancos de dados. Então, a Mercosistem veio para suprir essa necessidade. Na verdade, hoje, nós não conseguimos nos ver sem o sistema da Mercosistem, devido à agilidade, à facilidade e à personalização demandadas pela Marinvent e pelos nossos clientes.” – Edgar Benavides Amorim – Diretor Marivent Soluções Industriais – Marília/SP