Programas de inovação são essenciais para novos negócios
De acordo com o relatório mensal Inside VC do Distrito, no acumulado de 2023, as startups receberam um total de US$336,06 milhões em aportes. Essa pesquisa mostra que a relação entre startups e empresas se tornou cada vez mais relevante e estratégica, ainda mais por meio dos programas de inovação. Assim, grandes empresas como a Andrade Gutierrez, ArcelorMittal, Grupo Energisa entre outras, desenvolvem seus programas de inovação.
André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, programa de inovação da construtora, lista algumas iniciativas para startups ficarem atentas às oportunidades, incluindo o Vetor AG, que busca soluções para as maiores obras do Brasil, que ajudem a reduzir desperdícios e aumentar a segurança e produtividade da obra.
A ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço e um dos maiores em mineração, possui o Açolab, um programa de inovação cujo propósito é aumentar a competitividade da empresa, através de soluções em parceria com startups. O Desafio Energisa Digital Labs do Grupo Energisa busca empresas inovadoras que tragam soluções para o grupo. O objetivo é encontrar startups em estágio de maturidade e escala.
Já o FIEMG Lab 4.0 é um programa de aceleração com foco integral em startups B2B, chamadas IndTechs, que oferecem soluções para a indústria. E empresa de impermeabilização Vedacit desenvolve o Vedacit Labs, que busca ideias que tornem o ciclo de vida de uma edificação saudável e sustentável, reduzam os custos das obras, sejam velozes na execução para construtoras e incorporadoras, além de evitar desperdícios em geral.
Fonte: Agência NOAR – Assessoria de imprensa