Cresce a importância do mercado externo para a indústria brasileira
De acordo com o estudo Coeficientes de Abertura Comercial (CAC), a importância do mercado internacional para as exportações da indústria de transformação brasileira aumentou em 2022.
Um dos quatro indicadores do estudo, o coeficiente de exportação – que reflete a parcela da produção direcionada ao mercado externo –, teve um crescimento de quase dois pontos percentuais, (p.p.) atingindo 20,3% e superando os 18,6% de 2021. A alta é resultado do aumento do volume de produtos exportados em comparação com o que foi produzido no Brasil. O CAC é um estudo anual produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex) e mede o grau de integração da indústria brasileira com o comércio exterior.
Dos 23 setores avaliados, 15 concluíram o ano de 2022 com aumento no coeficiente de exportações, sete registraram queda e um permaneceu constante, na comparação com 2021. Já a participação dos produtos estrangeiros no consumo nacional – medida pelo coeficiente de penetração das importações – foi recorde pelo segundo ano consecutivo e aumentou 1,1 p.p em 2022 em relação ao ano anterior, alcançando 25,9%.
O estudo pode ser visto na íntegra no endereço: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/coeficientes-de-abertura-comercial/?utm_source=jor&utm_medium=comunique&utm_campaign=release&utm_content=texto-fixo
Fonte: CNI