Com baixa de 0,5 ponto em comparação a setembro (49,6 pontos), a pesquisa Sensor deste mês fecha outubro em 49,1 pontos, apontando queda da atividade industrial paulista. A permanência abaixo dos 50,0 pontos indica a contração da atividade pelo oitavo mês consecutivo.
O indicador de mercado (que representa a percepção sobre o setor de atuação) registra 49,2 pontos, revertendo a sinalização de otimismo de setembro (50,6 pontos) ao apontar um valor abaixo dos 50,0 pontos. Já as vendas permanecem próximas à leitura anterior, registrando 49,7 pontos em outubro. No entanto, a redução de 0,2 ponto alterou a sinalização de estabilidade (49,9 pontos) para o pessimismo, por se distanciar dos 50,0 pontos.
Os estoques registram 48,7 pontos no mês, uma alta de 1,6 ponto frente a setembro (47,1 pontos). O indicador de empregos fecha outubro em 48,7 pontos, um aumento de 1,5 ponto em relação ao mês passado. Por fim, os investimentos (50,0 pontos) saem de uma perspectiva de otimismo do mês anterior para estabilidade em outubro. Todos os dados contemplam o tratamento sazonal.
O Sensor é uma pesquisa qualitativa de conjuntura econômica realizada desde 2006. Ela tem como objetivo captar informações do andamento da atividade da indústria de transformação durante o mês corrente da coleta de dados, eliminando as defasagens de tempo das tradicionais pesquisas de conjuntura. Hoje, participam da pesquisa cerca de 30 das principais indústrias de São Paulo.
Fonte: FIESP – Assessoria de imprensa