Buscando a reversão de um cenário em que o Brasil perdeu presença em mercados estratégicos do continente nos últimos anos, um novo mapa das oportunidades de investimento e de comércio na América do Sul começou a ser traçado, em Bogotá (Colômbia), em reunião promovida pela ApexBrasil em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com a presença de secretários de comércio e adidos agrícolas das embaixadas brasileiras na região, e de representantes de empresas exportadoras brasileiras.
O encontro contou com a presença de dirigentes de empresas, como a Embraer, a Petrobras e a JBS, e de entidades como a ABCZ e a Fiocruz, que apontaram o crescimento das oportunidades de investimento no continente nessa nova fase. Além disso, tanto empresários como técnicos mostraram dados segundo os quais houve decréscimo significativo no fluxo comercial entre o Brasil e demais países da América do Sul. Em 2003, por exemplo, o Brasil participava com 17% das importações de bens na região, percentual que caiu para 12,7% em 2022. Naquela ocasião, o país ocupava o primeiro lugar na lista dos que são origem de importações na região, colocação que caiu para o terceiro lugar.
“O Brasil ficou ausente de mercados importantes nos últimos anos, e essa volta tem que vir em cima de um planejamento, que é o que a Apex está fazendo ao ouvir todos os que atuam no comércio exterior brasileiro, país a país. Seguimos a orientação do governo do presidente Lula e do ministro Geraldo Alckmin, que trouxeram de volta a diplomacia presidencial”, disse o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Fonte: Imprensa ApexBrasil