Estudo mostra que Regulação do Mercado de Carbono brasileiro protege a competitividade

Com o objetivo de analisar os potenciais impactos do estabelecimento do mercado regulado brasileiro e do CBAM da União Europeia na competitividade do país, a ICC Brasil – Câmara de Comércio Internacional, capítulo nacional da maior organização empresarial do mundo, e a WayCarbon, empresa global e referência em soluções voltadas para a transição justa e resiliente rumo a uma economia net zero, apresentam a terceira edição do estudo Oportunidades para o Brasil em Mercados de Carbono.

Visando substituir as alocações gratuitas dadas aos exportadores, evitar que empresas europeias transfiram sua produção para países menos restritivos ambientalmente e melhorar a competitividade de seus produtos, no final do último ano, a UE adotou um mecanismo de ajuste de fronteira de carbono (CBAM). As definições criadas pelo EU CBAM podem impactar negativamente a economia brasileira com restrições e tributações, com perda de renda de até US$ 444,3 milhões com as exportações de produtos energo-intensivos.

Dessa forma, enquanto os governos não aderem ao mecanismo, o EU CBAM aumenta a distância entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois protege o primeiro grupo, que não sofre queda nas exportações. Por isso, como explica Gabriella Dorlhiac, diretora executiva da ICC Brasil, “O estudo, além de balizar a discussão sobre o impacto da regulação do mercado de carbono no país, destaca a importância do diálogo entre os vários setores da economia brasileira. As empresas do setor privado brasileiro devem assumir o protagonismo e contribuir intensamente para a definição dos fatores e princípios que nortearão o sucesso dessa regulação e garantir que quaisquer impactos negativos em nosso país de outros mecanismos adotados internacionalmente possam ser mitigados”.

São apoiadores do estudo: Itaú, Ibá, Schneider Electric, KPMG, AES, Shell, Santander, Marfrig, Natura&Co, Tauil & Chequer Advogados, Trench Rossi Watanabe Advogados, Demarest.

Fonte: Agência Fato Relevante/brsa – Branding and Sales – Assessorias de imprensa