As vendas de automóveis no mercado interno cresceram 10,2% em outubro e foram impulsionadas pela retomada das compras das locadoras. As exportações voltaram a crescer em 14% mantendo os estoques estáveis, mas a produção caiu em 4,4%. Segundo a entidade houve um expressivo crescimento nas importações de veículos.
Nos 10 primeiros meses do ano, 271,3 mil modelos estrangeiros entraram no país, 57,6 mil a mais que no mesmo período de 2022, um incremento de 27%.
Conforme as notícias recentes que divulgamos em nosso portal, havia uma grande preocupação por parte da Anfavea, com os modelos elétricos chegados principalmente da China, que entram no país com a isenção de impostos. Há uma demanda da entidade junto ao aos órgãos competentes para que a tributação volte a ser restabelecida, dando assim chances de competitividade à indústria nacional nos modelos elétricos. Segundo a entidade os parâmetros são diferentes e não há como a indústria nacional competir e criar condições para desenvolvimento do modelo elétrico nacional. Pelas últimas informações o governo estuda restabelecer esta tributação a partir do início do próximo ano.
Em outubro a produção foi de 199,8 mil autoveículos, 4,4% a menos que em setembro. No acumulado do ano, a indústria totaliza 1.951 mil unidades, 11 mil a menos que em 2022, queda de 0,6%. As maiores retrações são nos segmentos de caminhões (-37,8%) e ônibus (-35,2%), por conta da elevação dos custos provocada pelas novas tecnologias obrigatórias de controle de emissões, além de uma forte antecipação de compras ocorria no final do ano passado.
As vendas totais de autoveículos foram de 217,8 mil unidades, 10,2% a mais que em setembro, e uma alta acumulada de 9,7%. Foi o segundo melhor mês do ano em emplacamentos e em média diária de vendas, atrás apenas de julho, mês dos descontos incentivados pelo governo federal. A média diária de 10,4 mil unidades já se aproxima do patamar de antes da pandemia, que girava em torno de 11 mil veículos/dia. O segmento de automóveis foi o que mais cresceu (12%), impulsionado pela demanda 29% maior das locadoras.
Na área de caminhões e ônibus, há boas notícias em vendas. Os emplacamentos acumulados de ônibus chegaram a 17,4 mil, mesmo volume do ano passado inteiro. Caminhões cresceram 7,7% em outubro, mas ainda estão 14,9% abaixo no acumulado do ano, na comparação com 2022.
Revisão das projeções de vendas de máquinas
Com o preço reduzido das principais commodities, os eventos climáticos adversos, a demora nos financiamentos e os altos volumes de vendas nos últimos dois anos, a ANFAVEA revisou as vendas de máquinas agrícolas para uma queda de 10% no ano, pior do que a retração de 3,5% projetada no início de 2023. Já a previsão de redução nas exportações foi mantida no patamar de 13,1%.
No caso das máquinas rodoviárias, a longa expectativa com a divulgação e operacionalização do PAC, somada à baixa demanda de propriedades agrícolas, levou as projeções de uma queda de 4,7% para 24% no ano. Também nesse caso foi mantida a projeção inicial das exportações, com uma esperada alta de 11,3% sobre os volumes obtidos em 2022.
Fonte: Assessoria de Comunicação ANFAVEA imprensa@anfavea.com.br