As vendas de automóveis no mercado interno cresceram 10,2% em outubro e, segundo a Anfavea – entidade que representa as montadoras – foram impulsionadas pela retomada das compras das locadoras que estavam suspensas desde a medida governamental que incentivou a venda de veículos, mas proibiu estas empresas a participarem das bonificações. As exportações também cresceram em 14%, mas a produção caiu em 4,4%. Segundo a entidade houve um expressivo crescimento nas importações de veículos principalmente os elétricos ou híbridos vindos da China que ainda desfrutam de isenção de impostos de importação, até o final deste ano.
Nos 10 primeiros meses houve um crescimento de 27% na entrada de veículos importados, com um total de 271,3 mil modelos estrangeiros o que representou um acréscimo de 57,6 mil a mais que no mesmo período de 2022.
Em outubro a produção foi de 199,8 mil autoveículos, 4,4% a menos que em setembro. No acumulado do ano, a indústria produziu 1.951 mil unidades, 11 mil a menos que em 2022, queda de 0,6%. As maiores retrações são nos segmentos de caminhões (-37,8%) e ônibus (-35,2%), por conta da elevação dos custos provocada pelas novas tecnologias obrigatórias para o controle de emissões, além de uma forte antecipação de compras ocorrida no final do ano passado.
As vendas totais de autoveículos foram de 217,8 mil unidades, 10,2% a mais que em setembro, e uma alta acumulada de 9,7%. Foi o segundo melhor mês do ano em emplacamentos e em média diária de vendas, atrás apenas de julho. A média diária de 10,4 mil unidades já se aproxima do patamar de antes da pandemia, que girava em torno de 11 mil veículos/dia.
Na área de caminhões e ônibus, há boas notícias em vendas. Os emplacamentos acumulados de ônibus chegaram a 17,4 mil, mesmo volume do ano passado inteiro. Caminhões cresceram 7,7% em outubro, mas ainda estão 14,9% abaixo no acumulado do ano, na comparação com 2022.
Fonte: imprensa@anfavea.com.br