Projeto eólico da ArcelorMittal Brasil e da Casa dos Ventos na Bahia recebe R$ 3,2 bi do BNDES

O maior volume já financiado pelo BNDES para um empreendimento de geração renovável, de R$ 3,16 bilhões, foi concedido à Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia S.A., e corresponde a 80% do total a ser investido no projeto denominado Babilônia Centro. O novo complexo eólico no Centro-Norte da Bahia deverá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 1,37 milhão de domicílios a partir de outubro de 2025.

Localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, Babilônia Centro é o resultado de uma joint-venture entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal, maior produtora de aço do Brasil. O empreendimento será responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% do consumo elétrico da ArcelorMittal no Brasil. Com 123 aerogeradores, uma capacidade instalada de 553,5 MW e geração de energia estimada em 267 MW médios, o complexo permitirá que a empresa seja autoprodutora de energia por meio do maior contrato corporativo de energia renovável celebrado no país.

Uma rede de média tensão levará a energia produzida pelos aerogeradores à subestação coletora do Babilônia Centro. A partir daí, a conexão com o Sistema Interligado Nacional será feita por uma linha de transmissão de aproximadamente 17 km até a subestação Ourolândia II, que já está em operação. Por gerar energia elétrica a partir de uma fonte limpa, o complexo eólico evitará a emissão anual de aproximadamente 950 mil toneladas de Co2 na atmosfera*.

(*) A fonte utilizada no cálculo das emissões é o Método Ajustado do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).

Fonte: Assessoria de imprensa ArcelorMittal