Buscando explorar a viabilidade de exportações de hidrogênio líquido de Abu Dhabi (EAU) para a Europa até 2030, a empresa Abu Dhabi Future Energy Company PJSC – Masdar, e a Daimler Truck Holding AG (“Daimler Truck”), assinaram um protocolo de intenções (“MoU”) em Abu Dhabi. O documento foi assinado por Fawaz Al Muharrami, Diretor Executivo da área de Energia Limpa e Diretor de Operações Assistente da Masdar e Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Daimler Truck.
Os planos dos Emirados Árabes Unidos são de se estabelecerem como produtores e fornecedores líderes confiáveis de hidrogênio de baixo carbono até 2031. Estabelecida em 2006, a Masdar desenvolveu projetos em mais de 40 países com uma capacidade de geração de energia elétrica de mais de 20GW (Gigawatt). Ela investiu ou se comprometeu a investir em projetos no mundo todo com um valor total de mais de US$30 bilhões com planos de crescimento ambiciosos de atingir 100GW até 2030.
Já a Daimler Truck, visando descarbonizar os transportes, está adotando uma estratégia de mão dupla com veículos movidos à hidrogênio e à bateria. Em uma demonstração da viabilidade do uso de hidrogênio líquido nos transportes rodoviários, o protótipo da empresa, o caminhão GenH2 Truck da Mercedes-Benz recentemente completou uma viagem de 1.047 quilômetros pela Alemanha com uma carga única de hidrogênio líquido em condições da vida real. A Daimler Truck está fabricando uma frota de caminhões GenH2 da Mercedes-Benz para testes junto a clientes que está prevista para estar em operação até meados de 2024.
A parceria entre as duas empresas pioneiras que desempenham papéis complementares representa um avanço significativo nos esforços atuais para combater as emissões de CO2 nos transportes de carga rodoviários.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil- Press