De acordo com Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de evolução da produção industrial atingiu 48,5 pontos, abaixo dos 50 pontos, o que indica redução da produção em relação a janeiro. No entanto, o indicador está 1,8 ponto acima da média dos meses de fevereiro da série. Essa queda mais suave da produção industrial ocorreu devido ao desempenho positivo das grandes indústrias.
O indicador de evolução do número de empregados atingiu 50,3 pontos em fevereiro de 2024. Acima dos 50 pontos, o índice sinaliza que houve um avanço no emprego industrial frente a janeiro. O resultado acima dos 50 pontos foi impulsionado pelo indicador de número de empregados para grandes empresas, que atingiu 51,7 pontos no mês.
O indicador de evolução do nível de estoques atingiu 49,7 pontos em fevereiro de 2024, abaixo dos 50 pontos, o que indica uma redução. Já a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável em 68% em fevereiro na relação com janeiro.
De fevereiro para março de 2024, segundo a pesquisa, nenhum dos indicadores de expectativa da indústria registrou avanço. As expectativas de número de empregados, quantidade exportada e compras de matérias-primas diminuíram e o indicador de expectativas de demanda ficou estável. Mesmo assim, todos os índices permaneçam em campo otimista e, apesar do recuo, o indicador de expectativa sobre o número de empregados no setor mostra expectativas mais otimistas que o usual.
Fonte: Imprensa CNI