Um mundo à parte! É assim que podemos descrever a incrível experiência de participarmos do GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car.
Henrique Patria
No último dia 21 de abril foi realizada a prova de “GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car” em São Paulo e a empresa que é líder
mundial na produção de aço, resolveu adquirir os “Naming rights” ou em uma tradução livre, os “direitos de nome” da prova ampliando assim sua participação na temporada 2024 da categoria.
A ArcelorMittal também anunciou que apoia os planos de futuro da categoria, e será parceira fundamental no projeto do novo chassi da categoria que será desenvolvido com o aço DP980R, de alta resistência, visando proporcionar, ao mesmo tempo, maior segurança e um padrão mais elevado de absorção de energia. Os novos modelos devem ter cerca de 250kg a menos na comparação com os modelos usados atualmente. Ele será lançado em 2025 nas novas versões dos veículos da categoria.
“É uma grande honra para a ArcelorMittal dar nome à corrida que celebra os 45 anos da principal categoria do automobilismo brasileiro. Nossa parceria com a Stock Car cresce a cada ano, e o GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car é mais uma ação que adotamos em conjunto com a Vicar para fortalecer nossos laços”, declarou João Bosco Reis da Silva, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais.
Em toda a sua existênciaa Stock Car realizou 613 corridas, que foram disputadas por 414 pilotos. Dezenove pistas diferentes viram 77 competidores vencer as provas, com 19 deles conquistando o título ao final de pelo menos uma das 45 temporadas. Interlagos é o palco mais emblemático e frequente da história da categoria, com um total de 152 provas já recebidas da Stock Car.
Onze modelos diferentes, produzidos por cinco marcas globais, disputaram as provas na Stock Car. Atualmente, Chevrolet e Toyota são as protagonistas do campeonato, pautado historicamente pela grande competitividade e alto nível do seu grid.
E o ano que vem promete novidades uma vez que a Stock Car promoverá a entrada de uma novíssima geração de carros, com tudo o que há de mais moderno em termos de tecnologia, segurança e sustentabilidade, rompendo também com uma tradição que vigora desde 1979 ao trocar os modelos do tipo sedan pelos SUVs.
Tivemos a satisfação de sermos convidados pela ArcelorMittal, nessa etapa e acompanhamos de perto a intensa movimentação e a incrível experiência que representa uma corrida de alto nível como a Stock Car.
Os dois pilotos patrocinados pela companhia estiveram à altura de suas responsabilidades e horaram o nome da empresa que representavam nas pistas
Henrique Pátria é Publisher do portal e revista Siderurgia Brasil