Segundo dados da 12ª rodada nacional da pesquisa Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, realizada pelo Datafolha a pedido do SIMPI (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), referentes ao mês de março, 28% das empresas da categoria operam sem possuir conta bancária de Pessoa Jurídica (PJ), com uma incidência ainda mais acentuada entre as micro indústrias, atingindo 33%. Essas empresas possuem CNPJ, evidenciando uma desconexão entre a formalização legal e o acesso aos serviços bancários. A coleta de dados ocorreu entre os dias 12 e 28 de março de 2023, foram realizadas 715 entrevistas.
Empresas no município de São Paulo despontam como as mais desbancarizadas, com 33% delas operando sem conta PJ. Entre as empresas desbancarizadas, 87% declaram utilizar contas pessoais em nome de pessoas físicas para movimentar recursos da empresa. A pesquisa também revela que 25% das empresas bancarizadas não possuem contas que oferecem linhas de crédito para capital de giro.
A análise do faturamento mensal das empresas desbancarizadas ainda revela que, segundo os dados levantados pela pesquisa SIMPI/Datafolha, a maioria (69%) dessas empresas fatura até R$ 15 mil por mês, indicando um cenário de micro e pequenos empreendimentos com receitas mais modestas dentro do perfil desbancarizado.
Outro aspecto apontado é a distribuição geográfica dessas empresas. Metade (49%) das empresas desbancarizadas está concentrada na região Sudeste do país, o que sugere, segundo a pesquisa, uma correlação entre densidade populacional e incidência de desbancarização. 54% dessas empresas estão localizadas no interior dos estados, mostrando que o fenômeno não se limita apenas às grandes metrópoles, mas também afeta áreas menos urbanizadas.
Fonte: NA Comunicação e Marketing – Assessoria de imprensa