Operada ainda em caráter experimental, a mineradora sueca Boliden implantou a primeira linha de extração de minério do mundo baseada em caminhões elétricos. A linha foi implantada na mina subterrânea de Kristineberg, no norte da Suécia. e conta com um caminhão a bateria MT42 SG da Epiroc e um sistema de trolley (rede elétrica aérea) projetado pela empresa de automação ABB.
A linha é a primeira do mundo em que uma rede de trolley é usada para fazer o carregamento contínuo de baterias de caminhões, num conceito projetado para evitar paradas para recargas, expor trabalhadores a monóxido de carbono, a altos níveis de ruído e, principalmente, eliminar emissões da queima de diesel.
O Epiroc MT42 SG usado em Kristineberg foi equipado com um sistema de carregamento contínuo de bateria pela fabricante. Já o trolley eMine™ projetado pela ABB foi integrado ao sistema de controle distribuído 800xA, da empresa. O projeto de Kristineberg teve financiamento da agência sueca de fomento à inovação Vinnova..
Em comunicado, Boliden, Epiroc e ABB disseram esperar que a linha de Kristineberg demonstre ser possível extrair minério sem queima de diesel, com mais segurança e menor custo por tonelada extraída. “Acreditamos que com nossos parceiros podemos criar soluções necessárias para que o sistema funcione em outras extrações”, afirmou no texto Peter Bergman, diretor-geral da Boliden Area.
Fonte: danielmedeiros@a4eholofote.com.br Assessoria de imprensa ABB – Divisão Papi