Exportações de sucata ferrosa recuam em abril
Dados do Ministério da Economia, Secex , apontam que as exportações de sucatas ferrosas, insumo usado na composição do aço, voltaram a cair em abril. As vendas externas somaram 34.561 toneladas no mês passado, retração de 58% em relação às 82.443 toneladas de abril de 2023. Entre janeiro e abril, as exportações também caíram pela primeira vez no comparativo anual, 11,3%, para 222.824 toneladas, ante 251.103 toneladas em igual período de 2023. Os. Em março deste ano, as vendas ao exterior já haviam se retraído 50,5% comparadas ao mês de fevereiro.
Segundo Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), ainda há um cenário de incerteza no Brasil, mas a recuperação na construção civil e na venda de automóveis, com a baixa nos juros, podem impulsionar a demanda por aço e consequentemente por sucatas metálicas.
“Embora as dificuldades no mercado interno continuem, notamos pequena melhora desde março. Já o cenário internacional está desfavorável, com os fretes marítimos em alta em função de conflitos no Mar Vermelho e menor demanda de países como a Índia, um dos potenciais consumidores de sucata brasileira”, afirmou Alvarenga.
Fonte: Letras & Fatos Comunicação – Assessoria de imprensa