Aço proporciona flexibilidade e sustentabilidade em construção do Praia JK
Integrado em uma estrutura metálica, e estabelecendo uma sinergia entre arquitetura, natureza e urbanismo, o Praia JK é um complexo esportivo pé na areia que oferece quadras e áreas de esporte, que vão de vestiários a restaurante, desenhado pelo escritório Soek Arquitetura.
Para o arquiteto Kiko Castello Branco, da Soek, a escolha do aço como material predominante na estrutura do Praia JK foi impulsionada pela necessidade de um método construtivo que oferecesse flexibilidade para montagem e desmontagem rápidas e eficientes. Ainda segundo Kiko, o aço também possibilitou a otimização do uso dos elementos de vedação pré-fabricados, permitindo sua produção em local externo à obra.
Para o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), além das características arquitetônicas, o emprego do aço no desenvolvimento do complexo também desempenhou um papel essencial na promoção da sustentabilidade, diminuindo significativamente o desperdício de materiais, tanto na produção dos elementos quanto em sua montagem no local.
Considerado o caráter temporário, porém indeterminado, do complexo Praia JK e a inevitável transformação futura do terreno em um empreendimento imobiliário daqui alguns anos, a expectativa é que as peças metálicas modulares possam ser reutilizadas, realçando ainda mais os aspectos inovadores e sustentáveis do projeto.
Fonte: Ana Carolina Malandrino- Assessoria de imprensa CBCA