Iniciativas ambientais da Simec visam melhorar processos e qualidade de vida
Canhão de névoa, Sistema de Despoeiramento, umectação de vias, aspersores para qualidade do ar, barreiras termoacústicas e Programa Ar Limpo, são algumas das iniciativas implantadas pela Simec Cariacica para a eficiência dos processos operacionais da companhia e para promover a qualidade de vida das comunidades vizinhas. A unidade conta ainda com um cinturão verde de mais de 560 mil metros quadrados.
O canhão de névoa é um equipamento que projeta uma cortina de partículas de água com a função de suprimir a poeira em suspensão. O Sistema de Despoeiramento filtra os gases gerados nos processos de produção da Aciaria e recebeu nos últimos anos mais de R$ 25 milhões em investimentos. Já o Programa Ar Limpo é uma ação voltada para a fiscalização dos caminhões que fornecem sucata de aço para a Simec Cariacica e que consiste na medição do nível de monóxido de carbono emitido pelos veículos.
Já a umectação das vias internas não pavimentadas é realizada diariamente e de forma contínua por caminhões-pipa e utiliza água de reuso. A empresa reutiliza 92% da água de seus processos produtivos na umectação. Já nas vias internas pavimentadas é feita varrição mecânica. Além disso, há também uma preocupação com a propagação do ruído para áreas externas. Por isso, a Simec Cariacica tem utilizado cada vez mais as telhas termoacústicas em suas instalações. O material tem sido aplicado nos galpões e existe também um muro de telhas termoacústicas em toda a lateral da avenida Espírito Santo, em Jardim América, criando uma barreira para os ruídos.
Fonte: Contatus Comunicação – Assessoria de imprensa