Anglo American ajuda a preservar a siderurgia nacional
Idealizada em 1809, por iniciativa de Manoel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, a Real Fábrica de Ferro de Morro do Pilar foi a primeira fundição de ferro no Brasil, e funcionou de 1815 até 1830. Visando resgatar e revelar o berço da siderurgia nacional, a Anglo American, por meio de um convênio assinado com a prefeitura de Morro do Pilar (MG), realizou a restauração de suas ruínas
As ruínas fazem parte do espaço público denominado Monumento ao Intendente Câmara e podem ser vistas a céu aberto no centro de Morro do Pilar, município pertencente à região da Serra do Cipó, e que está localizado a cerca de 150 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.
A inauguração das estruturas restauradas ocorreu no último sábado (08/06) e contou com a presença da autoridades locais, representantes da mineradora e moradores. “Quando cheguei à prefeitura, em 2017, o Monumento ao Intendente Câmara estava em um estado caótico, com as ruínas sem proteção. Essa parceria entre a prefeitura municipal e a Anglo American foi importante para recuperar o nosso passado e dar dignidade ao espaço, que simboliza o berço da siderurgia nacional”, comemora José de Matos Vieira Neto, prefeito de Morro do Pilar.
Fonte: filipe.barboza@oficina.ci – Assessoria de imprensa