Unidade de Ouro Branco da Gerdau recebe tecnologia 5G
Em parceria com a Embratel, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, concluiu a implementação da tecnologia 5G, por meio de uma rede privativa dedicada, na unidade de Ouro Branco (MG), a maior usina da companhia no mundo, consolidando a rede pública e privativa 4G/5G na operação.
O projeto desenvolvido pela Embratel criou uma infraestrutura digital habilitadora para o desenvolvimento da indústria de aço do futuro, incluindo a instalação de diversas torres para cobrir mais de 8.300.000 m2 da planta da Gerdau. Com a iniciativa, um backbone (rede de transporte) de TI foi desenvolvido para a evolução da digitalização das operações e a ampliação das possibilidades de automação no local. O adensamento da rede privativa LTE 4G e 5G na planta já atinge uma capacidade combinada de 4,8 Gbps.
O projeto realizado pela Embratel segue rigorosos padrões de segurança. Cada máquina conectada recebe um SIMCard exclusivo para acessar a rede, permitindo a autenticação automática do equipamento sem a necessidade do uso de senhas. Essa abordagem é essencial para proteger os dispositivos de ameaças de cibersegurança, especialmente os equipamentos mais críticos que poderiam gerar riscos a colaboradores em caso de perda de controle.
Para o diretor industrial da Gerdau em Ouro Branco, Marcelo Teixeira, é um marco ter na unidade o primeiro projeto de uso da quinta geração da internet móvel no setor do aço na América Latina. “Essa estrutura de tecnologia vai permitir à Gerdau acelerar em Ouro Branco a implementação dos conceitos da indústria 4.0, alavancando automatização, produtividade, flexibilidade, visibilidade, rastreabilidade, uso de dados e segurança nos processos, incluindo planejamento, produção e logística da Gerdau”, afirma Teixeira.
Fonte: tatiane.nelli@fsb.com.br – Assessoria de imprensa Gerdau