A ABIMAQ informou que no mês de maio de 2024, houve nova queda nas receitas líquidas de máquinas e equipamentos, tanto na comparação mensal quanto interanual. No ano a queda acumulada ficou em 17,8%. O resultado do período foi impactado tanto pela piora no mercado doméstico como o externo.
Entre os segmentos de mercado, a queda no desempenho interanual esteve relacionada à piora nas condições de negócios no mercado agrícola, no setor de infraestrutura e na indústria de bens duráveis.
Houve, por outro lado, crescimento nas receitas de máquinas para logística, construção civil e de componentes para bens de capital.
Recuo também nas exportações:
Houve queda de 12% nas exportações, na comparação com o mês de abril24 e de 20,5% em relação ao mesmo período de 2023. Com esse resultado as exportações passaram a acumular no ano queda de 8,6% em 2024 ante 4,9% em abril.
Dentre os produtos exportados no mês de maio o pior desempenho se deu naqueles direcionados para a indústria de transformação, notadamente máquinas ferramenta e equipamentos para controle de qualidade. Ocorreu ainda importante queda nas exportações de equipamentos para ar comprido e gases, no grupo de componentes e também nas exportações de máquinas agrícolas.
O único aumento foi nas exportações de máquinas rodoviárias. No ano, três segmentos registraram desempenho positivo em relação a 2023: Infraestrutura, indústria de transformação e componentes.
Por outro lado, as importações registraram expansão de 6,2% no mês de maio de 2024 em relação ao mês de abril. Em relação ao mesmo mês de 2023 houve queda de 0,9%. No ano às importações acumularam crescimento de 7,2%.
Durante o mês de maio predominou mais uma vez as importações de máquinas chinesas (US$ 665 milhões). Atualmente a China responde, em média, por mais de 28% das importações realizadas pelo país.
No mês de maio foi utilizada 74,8% da capacidade instalada, 0,5 p.p. abaixo do nível do mesmo mês de 2023, mas 1,2 p.p acima do resultado do mês de abril23, indicando melhoria da produção nos próximos meses.
A carteira de pedidos, medida em semanas para o seu atendimento, houve queda mensal (-2,7%) e interanual (-13,3%). No período ocorreu melhora na carteira do setor de máquinas para infraestrutura.
Em maio de 2024 houve também queda no número de pessoas empregadas (0,5%), interrompendo dois meses seguidos de contratações. O setor encerrou o mês com 386.869 colaboradores.
Fonte: Assessoria de Imprensa ABIMAQ.