Fundada em 1969, a Mina Serra Azul, localizada em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, completa 55 anos de atividades no dia 21 de julho. Adquirida em 2008 pela ArcelorMittal, maior produtor de aço no Brasil, atualmente a unidade atende as empresas do grupo no Brasil e no exterior, bem como aos mercados domésticos e transoceânicos.
Em 2025, a unidade iniciará a operação da nova planta de produção de pellet feed, um minério de alta qualidade que integrará a planta à rede global de produção de aço da ArcelorMittal, com fornecimento contratado para usinas do grupo localizadas no México. O projeto de expansão e modernização da mina, iniciado em 2021, conta com investimento de R$ 1,8 bilhão. O processamento das reservas de itabirito compacto ampliará a vida útil da mina em 33 anos, até 2056, e triplicará a atual capacidade de produção, dos atuais 1,5 milhão de toneladas para 4,5 milhões de toneladas por ano.
A previsão é a de que a mina alcance o novo patamar produtivo já no próximo ano. O número de empregados na unidade subirá das atuais 495 pessoas (sendo 22% mulheres) para cerca de 700 pessoas. A promoção da diversidade de gênero e etnia é um dos pilares da política de novas contratações.
Além disso, além da importância estratégica na rede global de negócios do Grupo, a Mina de Serra Azul mantém também seu compromisso com as comunidades, a segurança e o meio ambiente. A unidade acaba de completar cinco milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento, se destacando por ser uma operação que nunca registrou acidente fatal.
Fonte: In Press Porter Novelli – Assessoria de imprensa ArcelorMittal