Cresce o uso de energia solar residencial no primeiro semestre deste ano
Dados da rede de franquias Portal Solar apontam que o Brasil acaba de registrar a marca de cerca de 400 mil novas instalações de geração própria de energia solar em residências no primeiro semestre do ano. Segundo o mapeamento, foram mais de R$ 8 bilhões em investimentos na tecnologia fotovoltaica para as casas entre janeiro e junho de 2024. Ainda segundo o estudo, o crescimento da energia solar nas residências este ano representa metade de toda a expansão da geração própria fotovoltaica no País. Atualmente, o Brasil registra, neste primeiro semestre, 4 GW de novas instalações solares em telhados e pequenos terrenos na modalidade.
Com base nos balanços oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Portal Solar aponta que os novos telhados solares este ano representam cerca de 2 gigawatts (GW) de potência instalada nas residências, saltando de 9,7 GW acumulados no final de 2023 para 11,7 GW na metade de 2024.
Do total de residências atendidas pela geração própria solar, o estado de São Paulo lidera o ranking nacional da ABSOLAR (maio 2024), com mais de 385,3 mil casas atendidas, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 303,1 mil, e Minas Gerais, com 291,8 mil.
Fonte: TOTUM Comunicação Assessoria de imprensa