Segundo dados divulgados pela Abimaq – entidade que representa os produtores de máquinas e equipamentos no Brasil, houve uma melhora no consumo aparente no mês de junho de 2024 e desta vez o aumento foi puxado pelo consumo de máquinas produzidas aqui no Brasil. Anteriormente estes aumentos vinham ocorrendo pelo aumento das importações.
Houve a recuperação nas receitas liquidas de vendas comparando-se com o mês passado. O crescimento foi de 10,4% em relação ao mês anterior. No entanto em relação ao mesmo mês do ano anterior foi registrada a queda de (-) 11,6%. Também foi registrada a queda nas exportações que caíram (-) 12,3% em relação ao mês de maio e (-) 11,6% em relação ao mesmo mês de junho do ano passado.
Por outro lado, as importações também recuaram e foram (-) 9,3% menores do que maio, mas cresceram 3,3% em relação a junho de 2023. Os dirigentes da Abimaq que apresentaram as estatísticas entendem que no segundo trimestre houve uma tendência de recuperação que deve se estender pelo restante do ano de 2024.
Isto se explica porque no fim do primeiro trimestre havia um recuo na atividade de 22,1%. Com o melhor desempenho do segundo trimestre esta queda recuou para 17.8%.
Entre os setores que registraram crescimento no ano estão os fabricantes de máquinas para bens de consumo, para logística e construção civil e de componentes.
No campo das exportações mesmo registrando queda nos números
houve incremento nas vendas externas de máquinas para agricultura, para bens de consumo e para petróleo.
No ano(1ºsem/24) dois segmentos registraram crescimento nas suas exportações, o dos fabricantes de máquinas para a indústria de transformação, principalmente máquinas-ferramenta e o de máquinas para infraestrutura e indústria de base.
Foram utilizados 75,6% da capacidade instalada que é um percentual idêntico ao observado no primeiro semestre do ano passado e a carteira de pedidos registrou melhora de 3,1% em relação ao mês anterior.
Quanto mão de obra empregada houve um ligeiro crescimento de 0,3% passando agora a contar com 388.179 colaboradores direto envolvidos no setor.
Fonte ABIMAQ