Vice-presidente da CNI ressalta importância da política industrial para o Brasil
“Um país desenvolvido reconhece a indústria como uma vertente central para o desenvolvimento. O Brasil já desperdiçou muitas oportunidades. A falta de uma política de Estado que apoiasse e valorizasse a indústria brasileira contribuiu, de forma decisiva, para o baixo crescimento do Brasil nos últimos 40 anos”, disse o vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Léo de Castro, na abertura do Seminário “Políticas Industriais no Brasil e no Mundo”, organizado pela instituição dia 6/8.
Castro ainda alertou para a importância da Nova Indústria Brasil (NIB), política industrial anunciada pelo governo Lula, sobretudo para ajudar o país a construir políticas públicas verdes, impulsionar a modernização da indústria brasileira e ajudar a resolver grandes desafios do país, como a descarbonização da economia. Presente à mesa de abertura do seminário, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin destacou que não há possibilidade de o país crescer se não valorizar a sua própria indústria.
A importância da indústria para o crescimento econômico do país também foi mencionada pelo secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dário Durigan. Ele ressaltou que o governo reconhece esse papel e busca contribuir com programas que visam o desenvolvimento industrial. Já para o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa Filho, o país só terá uma economia forte se tiver uma indústria forte.
Fonte: CNI