O segundo semestre de 2024 começou forte com a produção de 247 mil unidades que é a melhor marca do ano e significou alta de 17% em relação a junho. Com isso, a produção acumulada do ano foi a 1.385 mil unidades, superando em 5,3% os primeiros sete meses de 2023.
Foram emplacados no mês 242 mil veículos, com média diária de vendas de 10,5 mil unidades e bem próxima de 10,7 mil em junho, mas os três dias úteis a mais fizeram com que o volume total de emplacamentos fosse 12,6% superior ao mês anterior e 7% maior do que julho de 2023.
Grande destaque para o crescimento de 43,3% nos emplacamentos de ônibus, segmento que vinha tendo uma produção elevada, mas sem o mesmo efeito nas vendas. “Agora os estoques começam a escoar por conta de programas como o Caminho da Escola e renovações de frotas em ano de eleições municipais, projetando um segundo semestre muito positivo para o transporte público no país” projetou Marcio Lima Leite presidente da Anfavea.
Houve ainda o crescimento das exportações que subiram 35% em relação a junho, com 39,1 mil unidades embarcadas, acumulando no ano 204,4 mil unidades, ainda 21,7% abaixo dos sete primeiros meses do ano passado. O bom volume no mês foi influenciado pela concentração de embarques e pela entrega de veículos que aguardavam autopeças produzidas no Rio Grande do Sul.
Fonte: Anfavea