Vale e Midrex parceiras na redução da pegada de carbono
Unidos por uma visão comum para a descarbonização da siderurgia, a Vale e a Midrex Technologies, Inc. fecharam um acordo de cooperação para avançar em uma solução técnica para o uso de briquetes de minério de ferro em plantas de redução direta. O acordo de cooperação técnica foi assinado no Centro de Desenvolvimento de Pesquisa e Tecnologia da Midrex nos Estados Unidos.
O acordo amplia a cooperação técnica entre as partes e o trabalho de testes realizado no último ano. A tecnologia de briquetagem desenvolvida pela Vale permite a produção de aglomerados de minério de ferro de alta qualidade a partir de um processo de cura em baixas temperaturas, utilizando uma solução tecnológica de aglomerantes, o que confere ao produto final alta resistência mecânica. Depois que a tecnologia for demonstrada com sucesso nas plantas MIDREX®, os dois parceiros irão avaliar a criação de uma joint venture para fornecer com exclusividade a tecnologia e instalações de briquetes ao mercado.
A tecnologia de redução direta tem uma pegada de CO2 menor em comparação com outros processos de produção de ferro, pois usa gás natural como agente de redução em vez de coque, um insumo obtido do carvão mineral. O uso de hidrogênio verde em vez de gás natural permite a produção de aço verde com emissões quase nulas de gases de efeito estufa (GEE).
Fonte: Vale