A ANFAVEA, entidade que representa as montadoras de veículos no Brasil, aproveitou a última coletiva de imprensa realizada no início de setembro, ocasião que contou com a presença do Vice Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, Geraldo Alckmin e apresentou um estudo sobre a Descarbonização da Indústria Automotiva no Brasil.
O estudo foi desenvolvido em conjunto pela Anfavea e o Boston Consulting Group, uma Consultoria Internacional especializada em estratégias, organização, eficácia operacional etc.
Foram realizadas mais de 3000 entrevistas e consumidas mais de 5000 horas de trabalhos envolvendo CEOs, executivos do setor, órgãos do governo, consumidores e frotistas no Brasil, China, Europa, EUA, América Latina e Índia. O trabalho teve a duração de 13 meses.
O estudo chegou a quatro potenciais cenários para avançarmos com o tema que são:
As estatísticas do mês
O setor está comemorando o ótimo momento que está vivendo, pois em agosto registrou o maior nível de produção e a melhor média diária de vendas do ano.
Foram produzidos 259.613 autoveículos com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.
Outro recorde registrado foram as vendas diárias pois com um dia útil a menos que julho, agosto fechou com 237,4 mil unidades emplacadas, 14,3% a mais que no mesmo mês do ano passado. Foi o melhor mês no ano em média diária de vendas, com 10,8 mil unidades. O acumulado deste ano (1.623 mil) é o melhor desde 2019.
Quanto aos importados eles continuam chegando em bom número, mas mostraram ligeira queda de 1,7% em relação ao mês anterior. Porém a Anfavea estima de que há no país um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades.
Fonte: Anfavea