Com a capacidade instalada da produção de biogás no Brasil crescendo em média 21% nos últimos cinco anos, e com uma produção de 4.339 Nm3/ano, em 2023, conforme dados do Panorama do Biogás 2023, publicado pelo Cibiogas – Panorama do Biogás no Brasil em 2023 (cibiogas.org), o cenário energético brasileiro já abre novas oportunidades.
Atualmente, as plantas cadastradas no país estão concentradas no Paraná (54% dessa produção), Minas Gerais (280 plantas), Santa Catarina (85) e São Paulo (83). Entre 2011 e 2020, o Biogás cresceu 800% no Brasil, porém a produção não ultrapassou 1,5% do potencial do país, conforme estudo liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo.
Stephanny Maciel, Engenheira Eletricista da Vaisala – empresa líder global em medições climáticas, ambientais e industriais – e responsável pelos negócios de Power & Energy no Brasil, acredita que para o potencial ser explorado é necessário o uso de tecnologias adequadas para fomentar ainda mais o impacto desse crescimento no cenário energético brasileiro.