Completando a integração da tecnologia de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP), a Sandvik Mining and Rock Solutions apresentou na MINExpo International® 2024 sua nova tecnologia voltada para equipamentos elétricos de perfuração subterrânea. Com uma composição química mais segura e durável, as baterias LFP foram projetadas para enfrentar condições extremas, oferecendo maior resistência a efeitos térmicos e reduzindo os riscos de incêndios e emissões de gases.
“Outro grande diferencial dessa tecnologia é a eficiência: após alguns testes realizados, conseguimos aumentar a produtividade com uma recarga 55% mais rápida, aumento de 36% na energia utilizável e um deslocamento até 50% maior por ciclo de carga”, explica Bruno Rezende, especialista em aplicação de equipamentos da Sandvik.
Além disso, a utilização de equipamentos movidos a bateria é uma aliada na redução de custos operacionais. Segundo Rezende, a economia é significativa principalmente devido à diminuição da necessidade de ventilação, o que contribui para uma operação mais sustentável e econômica. Outro ponto destacado é o sistema “Charge While Drilling” que recarrega as baterias enquanto o equipamento está em operação conectado à rede elétrica, ou seja, não sendo necessário mudanças na infraestrutura da mina.
Fonte: Prefácio Comunicação – Assessoria de imprensa
