Elaborado para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) pela PiniOn, o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), alcançou, em janeiro, 100 pontos, recuando 1,0% em relação a dezembro, e 9,0% na comparação com o mesmo mês de 2024. A redução mensal levou o ICCP do campo otimista (acima de 100 pontos) para o campo neutro (igual a 100 pontos).
Pelo índice, no recorte de classes socioeconômicas o ICCP continuou apontando resultados heterogêneos, com aumento de confiança para as famílias das classes AB, redução para aquelas pertencentes à C e estabilidade para as classes DE. Também indica que houve piora generalizada da percepção das famílias principalmente em relação à sua situação financeira atual e deterioração mais moderada das expectativas futuras sobre renda e emprego, com melhora da segurança no emprego.
Por sua vez, o Índice de Confiança do Consumidor da Cidade de São Paulo (ICCSP) alcançou 93 pontos, em janeiro, diminuindo 1,1%, em relação a dezembro, e 5,1%, em termos interanuais. O ICCSP permanece no campo pessimista (abaixo de 100 pontos). Já com relação à evolução da confiança dos consumidores da cidade de São Paulo, distribuídos por classes socioeconômicas, os resultados também foram heterogêneos, com aumento para os entrevistados pertencentes às classes DE, estabilidade para aqueles da classe C e redução para os das classes AB.
Fonte: Assessoria de imprensa ACSP